Newark: Equipa de bombeiros nos EUA recebeu visita de colega português no Ironbound
Na manhã de quarta- feira, 30 de Novembro, a equipa do Corpo de Bombeiros “Engine 14”, localizada na Vesey St., no bairro do Ironbound, em Newark, NJ, recebeu a visita de Gonçalo Bento, agente do Corpo de Bombeiros em Lisboa, Portugal. Durante o encontro, o Capitão John Meixedo e os agentes Dylan Alves e John Ferreira mostraram ao visitante alguns dos equipamentos principais utilizados durante os trabalhos de resgate, salvamento ou combate a incêndios. Na ocasião, a equipa de reportagem do Luso-Americano esteve presente ao local para registar o encontro dos profissionais de segurança luso-americanos e português.
O bombeiro é o profissional responsável por prevenir as situações de risco e por agir quando situações emergenciais ocorrem. Ele passa por um intenso treinamento para atuar em ocorrências como incêndios, desaba- mentos, afogamentos, explosões, vazamentos, acidentes e demais eventos em que a vida humana, a natureza e o património estejam em perigo.
Entre suas atribuições, está a fiscalização prévia de ambientes abertos ou fechados, com o objectivo de eliminar ameaças. Ele também pode realizar cursos e campanhas educativas de primeiros socorros e de segurança no trabalho.
O bombeiro militar é o profissional contratado pelo órgão de segurança do Estado e à disposição da população em geral para atendimento. Já o bombeiro civil é o profissional particular ou voluntário, que trabalha na segurança de locais como centros comerciais, indústrias, escolas e eventos.
Bento faz parte do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Lisboa e reside com a sua família na região metropolitana da capital portuguesa. Ele visitou os Estados Unidos e recebeu de presente uma visita a um Batalhão dos Bombeiros no bairro do Ironbound, Newark, NJ, onde foi recebido pela equipe de plantão e teve a oportunidade de verificar os equipamentos utilizados pela corporação nos trabalhos de resgate e combate ao fogo. Na ocasião, ele agradeceu a atenção e profissionalismo com que foi recebido pelos profissionais de salvamento e a presença da imprensa local por registar o encontro.