NEWARK| EVENTO COM TASQUINHAS DE COMIDA ESTÁ A TER ADESÃO E PROMETE

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Como muitas outras associações lusas, a Casa do Ribatejo de Newark, em New Jersey, procura adaptar-se aos novos tempos e proporcionar ofertas e propostas diferentes aos associados e comunidade em geral. É assim  que surge a ideia de criar um ‘flea market’ com tasquinhas de comida, programado para o dia 3 de Outubro – a um domingo – no salão nobre da colectividade, no 156 da Rome Street.

“A receptividade tem sido impecável e já temos 14 espaços reservados”, diz Carolina Viana, presidente da Casa do Ribatejo desde Maio deste ano, ao jornal LUSO-AMERICANO. “Vai ser a nossa primeira experiência com este tipo de evento e será o seu êxito a ditar a realização de uma segunda edição.”

A presidente Carolina Viana e a vice-presidente Lúcia Fernandes

Cada expositor pagará apenas 40 dólares por uma mesa com 8 pés, tendo direito a estar no ‘flea market’ das 11 da manhã às 5 da tarde. “A nossa meta é alugar um total de 18 tasquinhas, por forma a que tanto nós como os vendedores possam ganhar dinheiro”, acrescenta a vic-presidente Lúcia Fernandes.

Diz ainda Carolina Viana: “Vamos colocar os expositores/tasquinhas junto às quatro paredes do salão para que ao centro possamos criar um espaço de convívio, onde as pessoas comam e conversem.”

A ideia é uma óptima oportunidade para quem tenha negócios online ou de venda esporádica para chegar mais directamente ao consumidor. O ‘flea market’ da Casa Ribatejo tem já garantida a presença de vendedores de sangria de maracujá, pipis, tripas, farturas, salgadinhos e  até bordados e tupperware.

“A nossa intenção é, no futuro, criar um evento com tasquinhas de comida regional das várias zonas do nosso país”, explica Viana. “Esta edição vai servir de experiência, depois logo vemos como sera em 2022.”

A Casa do Ribatejo funciona há 27 anos e inclui um Rancho Folclórico  um grupo de motards. Como tantas outras, vai enfrentado as dificuldades o costume… “Já tivemos direcções com 20 pessoas, hoje somos 7”, nota a presidente. “Mas com a ajuda de todos, lá vamos mantendo a Casa.”

O espaço onde vai decorrer o ‘flea market’, o salão de festas da Casa do Ribatejo

A vice-presidente dá uma achega: “Faltam voluntários da jovens, hoje já ninguém quer trabalhar. Cada vez há menos.”

A Casa do Ribatejo serve jantares às sexta-feiras e almoços aos sábados e domingos, muito embora neste último dia encerre de 4 de Julho à primeira semana de Setembro.

Se a presidente Carolina Viana é um ribatejana de gema, natural de Alcochete, já a vice-presidente é açoriana de São Miguel. “A Casa do Ribatejo não é só para os sócios, é para os amigos dos sócios e para quem quiser cá vir”, sublinha Carolina Viana. “E quantos mais, melhor. Aceitamos toda a gente.”