Newark. Festival de cinema trará 49 curtas-metragens independentes à cidade

Mais de uma década depois do Newark Film Festival encerrar com sete anos consecutivos de realização, um novo evento está programado trazer dezenas de curtas-metragens independentes à Main Street.

O Newark Independent Film Festival apresentará 49 filmes de todos os géneros, durante dois dias (9 e 10 de Agosto), no Main Street Movies 5, localizado no Newark Shopping Center.

“Estou incrivelmente orgulhoso desta programação. Acho que existem alguns cineastas ridiculamente talentosos que se submeteram os seus trabalhados para participarem neste festival”, disse Kazy Tauginas, organizador do festival de cinema. “As pessoas vão fica maravilhadas com a qualidade”.

O festival recebeu inscrições não só de outros estados, como o Delaware, como países, sendo disso exemplo a Alemanha.

As obras exibidas serão divididas em seis blocos. Os bilhetes para a sua visualização custam $15 por bloco, e estão disponíveis para compra online através de www.newarkindependentfilmfestival.com.

“Cada bloco terá o objectivo de levar o público numa viagem de montagem russa”, explicou o organizador. “Poderão ver algo que os assuste um pouco, algo que os faça rir ou algo que os faça ficar com lágrimas nos olhos”.

Espera ainda ser capaz de dar uma oportunidade aos produtores independentes de mostrarem o seu talento.

“Existem muitas pessoas talentosas, que são boas naquilo que fazem, que só precisam de uma oportunidade para o provarem. (…) Acho que isso é algo incrível sobre este festival. É dada uma oportunidade a todos de mostrarem os seus projectos”, disse Tauginas.

A produção de filmes independentes é uma realidade que ele próprio conhece de perto.

Actor e produtor de filmes, Kazy Tauginas escreveu e actuou em mais de 20 filmes independentes, incluindo “Standing Eight”, que ganhou prémios e está neste momento a ser exibido na plataforma de streaming Amazon Prime.

Inspirado na história da sua próxima mãe que luta contra a doença lupus, o filme conta a história de um lutador de boxe que é forçado a reformar-se e contentar-se com a sua vida fora dos rings depois de ser diagnosticado com lupus sistémico.

“Na minha opinião, as vozes dos artistas independentes, por vezes negligenciadas pelos estúdios, podem ter as histórias mais interessantes”, começou por explicar. “Em vez de alcançar grandes metas até à morte e produzirem várias sequelas ou spin-offs, há vozes independentes que têm novas histórias, novos objectivos, novas ideias. São incrivelmente talentosos e estão prontos”.

Natural de Chicago, o produtor veio pela primeira vez à cidade de Newark enquanto frequentava a Universidade de Delaware, devido ao facto de praticar patinagem artística. Depois de completar os seus estudos, foi administrador do Korner Diner na Main Street durante quatro anos.

Sempre gostou de cinema mas o amor pela representação veio mais tarde, quando um cliente propôs utilizar o diner como cenário para uma publicidade comercial. Quando um dos actores não compareceu às gravações, Tauginas substituiu-o.

Depois do diner fechar portas em 2008, mudou- se para Nova Iorque onde frequentou a New York Film Acadamy. Participou nas gravações de séries televisivas como “Person of Interest”, “Blindspot”, “Law & Order: Special Victims Unit”, “Turn: Washington’s Spies”, “Blue Bloods”, “The Good Cop” e “Sneaky Pete”. Fez parte de vários filmes, incluindo “The Equalizer 2” com o actor Denzel Washington.

Durante a pandemia voltou a morar em Newark, onde trabalha como agente imobiliário e faz parte da comissão de planejamento da cidade

O festival que agora organiza – na cidade que diz ser ideal para a sua realização – torna real uma ideia que tinha há vários anos.

“Newark é o local ideal para um festival de cinema. A Main Street é quase como um mini Park City”, referindo-se à pequena cidade no estado de Utah, que alberga o prestigiado Sundance Film Festival.

“Se continuarmos a fazer isto (o festival), ano após anos, acho que pode ser algo incrível para a comunidade”, completou.