NEWARK: Fórum eleitoral público levou candidatos a vereador ao Sport Club Português
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O Sport Club Português de Newark, no Estado de New Jersey, foi palco terça-feira, 26 de Abril, de um fórum eleitoral público entre os quatro candidatos a vereador pelo Bairro Leste nas eleições municipais do próximo dia 10 de Maio. A iniciativa levou, ao longo da noite, cerca de 250 pessoas ao salão nobre da colectividade, onde todos os aspirantes a um assento no Conselho Municipal tiveram uma mesa com literatura de campanha e vários apoiantes entre a audiência.
O encontro prolongou-se durante cerca de duas horas, onde foram colocadas 9 perguntas iguais a cada um dos candidatos (e feitas por Carlos Ferreira) – sem a possibilidade de debate. Ao dar início ao evento, Carlos Couto, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Club Português, explicou aos presentes que o propósito do encontro se prendia com a necessidade de fazer chegar o máximo de informação aos eleitores sobre os candidatos e sublinhar a importância da participação cívica no processo eleitoral.
Numa troca de ideias muito construtiva, os candidatos Anthony Campos, Jonathan Seabra, Michael Silva e Louis Weber dissertaram sobre os mais variados tópicos a merecer atenção por parte do eleitorado – da questão do combate ao crime, à necessidade de um hospital no Bairro Leste; apresentaram-se ainda propostas sobre como resolver o problema dos sem-abrigo, limpeza das ruas, acomodação de novos empreendimentos imobiliários sem detrimento para os moradores de longa data, como baixar os impostos prediais e de que forma se devem garantir os serviços municipais aos residentes do Bairro Leste.
Não ficaram de fora do fórum as mazelas do congestionamento de trânsito nas principais artérias do Ironbound, a falta de espaço de estacionamento, as inundações e o estado das escolas do sistema público de ensino (que estão super-lotadas).
Registe-se a presença, no fórum, da presidente da direcção do clube anfitrião, Helena Vinhas, do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jack Costa, da deputada estadual Eliana Pintor-Marín e da vice-presidente da Câmara de Newark, Lígia de Freitas.
“Estou bastante satisfeita com os resultados do fórum eleitoral, sobretudo com a adesão da comunidade que, numa terça-feira à noite, encheu o nosso salão nobre”, afirma a presidente Helena Vinhas, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “Foi importante perceber que os moradores do Bairro Leste têm interesse em conhecer melhor os quatro candidatos e que se importam tanto com o processo político, como com a situação da cidade em que vivem.”
A reportagem do jornal LUSO-AMERICANO falou com apoiantes dos quatro aspirantes a vereador presentes no local. Chris Silva, que vive no Bairro Leste e apoia Anthony Campos, considera-o “o mais experiente dos candidatos, sobretudo pelo seu percurso na polícia. O Anthony tem a bagagem para enfrentar a questão da criminalidade de frente e, para além disso, vai ser um vereador acessível a todos, que não está ligado a grupos de interesses nem a poderes políticos de nenhuma espécie. Vem directamente da comunidade.”
Maria Coutinho, moradora há décadas no Ironbound, escolheu apoiar Michael Silva. “Vi-o crescer, conheço a sua família e os valores em que foi educado e, sobretudo, sei o papel que teve enquanto polícia de ligação à comunidade, sempre disponível e pronto a ajudar quem quer que fosse.”
Stanley, um morador do bairro que preferiu não revelar o seu apelido, vai votar por Jonathan Seabra, por considerá-lo “o mais preparado, a nível de educação académica superior. É empresário e, apesar de não estar a gastar muito dinheiro na campanha, concorre com boas intenções e fá-lo pela comunidade, não com interesses próprios. Na minha modesta opinião, será o melhor candidato para todos nós.”
Já Lizete Rodrigues prefere Louis Weber, que, na sua opinião, “irá acabar finalmente com os favoritismos no acesso à Câmara Municipal – o que tem acontecido nos últimos 20 e tal anos. Com o Louis Weber, toda a gente será atendida e terá os serviços municipais de que tanto precisamos.”
Os dados estão lançados e, a 10 de Maio, quem decide mesmo o próximo ocupante do posto de vereador pelo Bairro Leste (agora ocupado pelo português Augusto Amador), será o eleitor. O eleitor que, com o poder do voto popular, é convidado a ir às urnas e exercer este direito e dever cívicos.
É de louvar a iniciativa do Sport Club Português em realizar este fórum eleitoral público, a lembrar que as nossas agremiações podem assumir, também, o papel de intervenientes na sociedade civil – sem, com isso, comprometer a sua integridade.