NEWARK. Governo federal aprova plano de limpeza para local poluído junto ao rio Passaic

A Agência de Protecção Ambiental dos EUA ( também conhecida por EPA) finalizou oficialmente na passada semana o plano de limpeza aos números 80-120 da Lister Avenue, do Diamond Alkali Superfund Site em Newark – que apresenta solo contaminado, detritos e águas subterrâneas deixados pelas actividades industriais naquele local.

De acordo com a EPA:

“O local do Diamond Alkali Superfund inclui a antiga unidade de fabrico na 80-120 Lister Avenue em Newark, New Jersey, a Lower Passaic River Study Area (LPRSA) e a Newark Bay Study Area. A LPRSA inclui o troço de 17 milhas do rio, desde a Barragem de Dundee até à Baía de Newark e afluentes. A área de estudo da Baía de Newark inclui a mesma e partes do Rio Hackensack, Arthur Kill e Kill van Kull. A área em redor do local é densamente povoada e fortemente industrializada.”

A agência explica ainda como essa zona se tornou poluída:

“A Kolker Chemical Works Inc. produziu dicloro-difenil-tricloroetano (DDT) e outros produtos químicos no  local na década de 1940. A Diamond Alkali Company (posteriormente comprada e constituída pela Occidental Chemical Corporation-OCC) foi proprietária e operou a instalação nas décadas de 1950 e 1960, que fabricava produtos químicos agrícolas – incluindo herbicidas utilizados no ‘Agente Laranja’, um produto químico que remove folhas de árvores e plantas. Estes processos de fabrico produziram um produto químico extremamente tóxico: a dioxina.”

De acordo com a mesa entidade, o estado de New Jersey e as autoridades federais recolheram amostras no local e  proximidades, assim como no rio em 1983. Os resultados detectaram níveis elevados de dioxina, assim como pesticidas e outras substâncias perigosas no solo e águas subterrâneas no baixo Rio Passaic –  bifenilos policlorados (PCBs), metais, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs).

A EPA passou assim a incluir o local na Lista de Prioridades Nacionais do Superfund em 1984, e a limpeza do local tem vindo a ocorrer desde então.

Devido à sua dimensão e complexidade, o local do Superfund e o trabalho do projeto foram separados em quatro fases conhecidas como Unidades Operáveis (OUs): OU1 (as propriedades da 80-120 Lister Avenue), OU2 (as 8,3 milhas inferiores do rio Passaic Inferior), OU3 (Área de estudo da Baía de Newark), e OU4 (toda a área de estudo do rio Passaic Inferior de 17 milhas).

O plano de limpeza final anunciado na passada semana – conhecido como Registo de Decisão – centra-se no “OU1”, o local de uma antiga fábrica de pesticidas e herbicidas que contaminou a área circundante.

“A contaminação resultante da instalação da Lister Avenue tem impactado Newark durante décadas, e este plano de limpeza representa um marco significativo na abordagem ao problema”, disse a administradora regional da EPA, Lisa Garcia.