NEWARK. Há cada vez mais carros a serem roubados e enviados através dos portos de mar
Há um aumento alarmante no número de carros roubados encontrados nos portos da Área Tri-Estado, prontos para serem enviados para o exterior.
O jornalista Derick Waller, da CBS News New York, visitou recentemente o Porto da cidade Newark, onde o número de carros apreendidos continua a subir.
Jeffrey Greene é director interino do Porto de Nova Iorque e Newark, e revelou na matéria elaborada pelo canal, que os funcionários da alfândega têm submetido os contentores a raios-x, resultando na descoberta e apreensão de muitos carros roubados.
Uma das estratégias utilizadas para esconder estes veículos em perfeitas condições é esconde-los entre outros visivelmente degradados.
Apenas no ano de 2023, o Porto de Nova Iorque-Newark liderou no topo de locais que mais apreensões fez. No total foram 368 veículos, o que representou mais do que um carro por dia, revelou o director interino.
Até Agosto de 2024 já foram feitas 331 apreensões, com previsões de facilmente serem ultrapassados os valores do ano anterior.
Investigadores dizem que os mercados que actualmente pagam mais por estes veículos roubados estão na África Ocidental.
Num vídeo compartilhado através das redes sociais, é possível ver um SUV de luxo a sair de um contentor, pronto para ser vendido na Nigéria. E muitas vezes, os responsáveis por vender os veículos nem se preocupam em retirar as placas norte-americanas, já podem conduzir com as mesmas sem problemas.
Estes crimes são organizados por uma rede que lucra milhares tirando partido de jovens recrutados para realizarem os roubos, invadindo residências através de uma simples porta ou janela destrancadas, revelou William Walker, agente especial de segurança interna, que lidera uma equipa especializada em crimes automóveis que trabalha a nível local.
Graças aos vários crimes reportados alguns proprietários já começam a tomar medidas preventivas como utilizarem dispositivos próprios para guardarem as suas chaves e que permitem bloquear os amplificadores utilizados por alguns ladrões, para ligarem os veículos pretendidos remotamente.
Os furtos de carros aumentaram 99% entre 2022 e 2023 apenas na cidade de Newark, e devido a isto, já há quem trabalhe – mesmo que em outras cidades – para conseguir alterar a lei do estado no que toca às fianças.
O chefe de polícia de Montville, Andrew Caggiano, é uma dessas pessoas.
“Estes indivíduos estão a ser apanhados (em flagrante) uma, duas, três vezes e são libertados, e é aí que esta questão se torna problemática”, disse.
“O outro lado desta questão é que, se você entrar pela janela de alguém e rouba umas chaves, isso não é considerado um crime violento”, explicou, acrescentado tratando-se apenas de “um crime de propriedade” para quem o realizou. No entanto para quem viu a sua casa ser invadida, isto é uma violação.
O quão grave é este problema, neste momento?
Em Newark, por exemplo, 3.980 pessoas viram os seus carros roubados no ano de 2023, representando um aumento de 99% em relação ao 1.995 registados em 2022.
Este ano, os roubos em Newark já caíram, até ao momento, 33% ( o que ainda é superior a alguns anos passados).
Novos números revelados recentemente pelo National Insurance Crime Bureau mostram – de uma forma mais geral – que durante o primeiro semestre de 2024, os roubos de carros caíram a nível estadual:
– 7% em Nova Jersey;
– 18% em Nova Iorque;
– 20% em Connecticut.