NEWARK: Inaugurada placa de rua no Ironbound em memória do agente Nelson Bartolomeu

Por Stephanie Lara

Jornal LUSO-AMERICANO

No dia 19 de Julho de 2023, decorreu no cruzamento da Jackson Street com a Lafayette, em Newark, NJ, pelas 11 horas da manhã, a cerimónia em que foi atribuído o nome do polícia luso-americano Nelson Bartolomeu a uma placa de rua.

O agente da autoridade faleceu fazia no dia 19 exactamente 14 anos, devido a um acidente de viação que lhe roubou a vida quando tinha apenas 28 anos.  A cerimónia foi conduzida por Ricky Durães, tendo sido entoado o hino dos Estados Unidos da América; registou-se a presença de diversos membros da comunidade, de agentes da Polícia de Newark (incluindo o capitão Maik Alexandre, da 3.ª Esquadra) e de Union (nomeadamente o subchefe Victor Manaya) assim como do vereador Michael Silva, do Bairro Leste. Vários familiares do agente homenageado, incluindo os pais, um irmão e sobrinhos, estiveram no evento.

O vereador Michael Silva, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, referiu que, sendo também ele um-ex polícia da cidade de Newark, “era muito importante para mim reconhecer o Nelson, que partiu cedo demais. Era uma pessoa bastante envolvida na comunidade, a quem muito se dedicou. A sua família tem um grande impacto na comunidade e no Ironbound e, como vereador, senti que tinha a obrigação moral de poder prestar-lhe esta homenagem”.

Questionado sobre a importância de reconhecer os feitos de pessoas que servem a comunidade, acrescentou: “é sempre importante lembrarmo-nos e reconhecermos estas pessoas que prestam serviço público e colocam as suas vidas em risco em prol do bem dos outros. Pessoas como o Nelson têm um legado que nunca será esquecido”. 

Durante a cerimónia, Nelson Bartolomeu foi lembrado como um jovem que serviu a comunidade fielmente e foi evidente a falta que todos os que puderam privar com ele sentem. O seu irmão, Sérgio Bartolomeu, discursou em nome da família; os pais, Lúcia e Carlos Bartolomeu, sentados na primeira fila da palanque ali instalada, estavam visivelmente emocionados, bem como toda a família presente.

Sérgio Bartolomeu, irmão do homenageado, adiantou a este jornal que “este dia foi primeiro coordenado pelo Augusto Amador, antigo vereador, e é bom finalmente, passados tantos anos, termos este reconhecimento pela memória do meu irmão. Agradeço muito”. 

Durante toda a cerimónia, foi sem dúvida esse o sentimento da familia – saudade e gratidão. Toda a familia presente usava uma t-shirt em homenagem a Nelson.