Newark: Inaugurado monumento em homenagem à Harriet Tubman
Na quinta-feira (9), autoridades representantes da Cidade de Newark, NJ, e líderes comunitários reuniram-se no Parque Harriet Tubman, antigo Washington Park, na esquina das ruas Washington e Broad, para inaugurarem o monumento em homenagem a legendária ex-escrava e abolicionista. A atriz Queen Latifah, natural do município, esteve entre as várias personalidades que participaram do evento, além de Nina Cooke John, artista plástica responsável pelo novo monumento, e Michele James Galvin, descendente de Harriet Tubman.
A estátua homenageia Tubman, que escapou da escravidão em Maryland, retornou para libertar sua família e tornou-se um dos agentes mais icônicos do “Underground Rail- road”, um movimento clandestino de libertação de escravos. O monumento também inclui um equipamento de áudio narrado por Latifah e produzido pela companhia Audible, cuja sede fica localizada em frente ao parque.
“Num país onde a maioria esmagadora dos monumentos são tributos a homens brancos, Newark decidiu erigir um monumento à uma mulher negra, que tinha pouco mais de 1 metro de altura, mas a visão e poder de um gigante”, disse o “mayor” Ras Baraka.
O novo monumento substituiu a estátua de Cristóvão Colombo que foi removida pela Cidade em 2020. A estátua foi doada ao município como presente da comunidade italiana em 1927.
“A remoção dessa estátua não deve ser vista como um insulto à comunidade ítalo-americana”, disse Baraka na ocasião. “Trata-se de um testemunho contra a barbárie, escravidão e opressão que esse explorador representa”.
Newark não é o único município no Condado de Essex a retirar recentemente monumentos em homenagem a Cristóvão Colombo. Em 2019, o antigo “mayor” de West Orange, Robert Parisi, anunciou que a cidade estava removendo um monumento de Cristóvão Colombo localizado nu- ma esquina devido ao seu “símbolo de ódio e opressão” e “segregação”.
Na ocasião, Parisi, de ascendência italiana, relatou que a decisão foi tomada após conversas com moradores locais e a organização que instalou e mantinha o monumento ao longo dos anos. Duas petições, uma pedindo sua remoção e outra a sua manutenção angariaram centenas de assinaturas.
Alguns membros da comunidade italiana local têm posicionado-se contra a remoção dos monumentos, insistindo que Colombo foi um herói, portanto, digno de respeito. Entretanto, inúmeras pessoas, incluindo a autora do novo monumento, acreditam que ver a face de Tubman no Parque ao invés de Colombo representa uma mudança positiva.
“Como mulher, mulher negra e mãe de três meninas, estou maravilhada em trazer à vida o meu tributo à Harriet Tubman em Newark”, disse Cooke John em 2021, autoridades municipais anunciarem que “Shadow of a Face” (Sombra de um rosto) havia sido escolhido entre outros projectos.