Newark Liberty International Airport | Melhorias nos acessos vão reduzir o tempo de viagem para residentes
Para aqueles que trabalham no Aeroporto de Newark mas vivem em Newark ou Elizabeth, deslocarem-se até ao trabalho pode ser uma surpreendente dor de cabeça. No entanto, é esperado que isso mude assim que um projecto de milhões de dólares for finalizado, em 2026.
No início desta semana, o quadro de comissários do Port Authority de Nova Iorque e New Jersey, aprovou o design e construção do “EWR Station Access Project”, o valor de $160 Milhões, que irá adicionar um novo ponto de entrada para a estação ferroviária ao movimentado aeroporto.
As autoridades pertencentes ao Port Authority dizem que este projecto vai incluir uma extensão à existente ponte pedestre localizada sobre as plataformas da estação ferroviária, e linhas para um novo acesso público na Frelinghuysen Avenue. Essa aérea vai incluir uma zona de pick-up/drop-off para veículos privados, taxis, autocarros, e condutores de veículos compartilhados, assim como bicicletas e acesso pedestre. A nova instalação vai providenciar elevadores e escadas rolantes entre a ponte e a estrada. Será acessível e exibirá informações de chegada dos autocarros e comboios, em tempo real, junto às máquinas de venda de bilhetes automáticas.
O projecto vai também melhorar as conexões aos serviços PATH, da Newark Penn Station, a centros trabalhadores em Jersey City e Manhattan.
Espera-se que o resultado final destes melhoramentos seja uma maior facilidade para as pessoas que vivem nas redondezas do aeroporto e precisam de se deslocar até este, tenham a sua vida mais facilitada pois actualmente esta pode ser uma tarefa frustrante para muitos.
Principalmente pessoas que habitam no Bairro Sul de Newark ou parte norte de Elizabeth, precisam de conduzir ou viajar em transportes públicos, mais de 40 minutos para chegarem ao seu destino final, mesmo que vivam tão perto.
É previsto que este percurso, quando realizadas as obras futuras, passe para apenas 10 minutos.
“Este projecto preencherá uma falha crítica aparente há muito tempo no Bairro Sul de Newark e no norte de Elizabeth, dando aos moradores desses bairros anteriormente carentes de acesso mais fácil, oportunidades de ligação não apenas ao Aeroporto de Newark, mas ao nosso sistema de trânsito regional”, disse Kevin O’Toole, Presidente do Port Authority.
O quadro de comissários votou quinta-feira, 21 de Março para avançar com o design e construção do projecto. O Port Authority tinha previamente autorizado o financiamento do projecto em Março de 2023.