NEWARK: Liceu ‘East Side’ acolhe acção de formação do ‘American Councils’ sobre os exames NEWL

Por HENRIQUE MANO | News Editor | em Newark, NJ

O ‘American Councils for International Education’, responsável pelo exame de português NEWL (National Examination in World Languages), levou a efeito uma acção de formação para educadores no Liceu ‘East Side’, em Newark. A iniciativa contou com a presença do Dr. Kenneth A. Petersen, director técnico do ‘American Councils’, e do Pro.º José Carlos Adão, Coordenador Adjunto do Ensino do Português nos EUA – para além de vários professores de instituições de ensino em New Jersey.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Prof.º José Carlos Adão, Coordenador-Adjunto do Ensino do Português nos Estados Unidos, Dr. Kenneth A. Petersen, Director Técnico do ‘American Councils’, Lucia Antunes, professora de Português no Liceu ‘East Side’ e o Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro

Trata-se da quarta acção de formação levada a cabo este ano, uma parceria feita entre o ‘American Councils’, a FLAD e o Camões-I.P., tendo as restantes ocorrido em Massachusetts, Califórnia e Utah.

“O propósito é explicar aos professores o que é o exame NEWL de português, em que consiste e como preparar melhor os alunos que o vão fazer”, diz José Carlos Adão, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.

O teste de três horas de duração, dividido em quatro secções, é efectuado online e a sua avaliação vai de 0 a 5 pontos.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Dr. Kenneth A. Petersen, Director Técnico do ‘American Councils’, na sua intervenção

“Os alunos que passarem o teste, acabam por ganhar créditos para a universidade e, no caso de frequentarem uma cadeira de Português a nível superior, passam quatro semestres à frente”, explica Adão. “Estamos agora a trabalhar para obter o Selo de Literacia para quem passar o exame, como prova de que falam o idioma.”

O NEWL em versão portuguesa foi criado em 2017 e, desde então, calcula José Carlos Adão, já meio milhar de alunos o terão feito. Participaram escolas de herança do estado de Nova Iorque (Yonkers, Farmingville, Brentwood, Tarrytown…) e liceus de New Jersey, nomeadamente o ‘Science Park’ e o ‘East Side’, que este ano avança com 30 alunos para o exame.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Participantes à acção de formação

“Desde 2017 que participamos e este vai ser o maior número de alunos que teremos a fazer o NEWL de uma vez”, avança Lúcia Antunes ao LUSO-AMERICANO, uma das duas professoras de português a leccionar na escola secundária da Van Buren Street. “A nossa experiência com o teste tem sido muito positiva e os alunos têm obtido óptimos resultados. Uma mais-valia é serem quase todos utentes nativos do idioma.”

Marcaram ainda presença os professores Cristiano Liborio, do Liceu ‘Science Park’ (Newark), Teresa Pinto (‘Amadeu Correia’, do PISC), Carla Silva (Escola Portuguesa de Clark) e Daniela Silva (Escola Portuguesa de Union).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Também presente ao evento, o Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, dissertou sobre a importância da aprendizagem do português na actual conjuntura mundial e o papel que o NEWL exame desempenha nessa dinâmica

Também presente ao evento, o Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, dissertou sobre a importância da aprendizagem do português na actual conjuntura mundial e o papel que o NEWL exame desempenha nessa dinâmica.