NEWARK. Mais lixo e reciclagem pode significar mais investimento da parte da cidade
O Departamento de Trabalhos Públicos (DPW) está a considerar investir em mão-de-obra e equipamento adicional para acompanhar o aumento dos totais de reciclagem e despejo ilegal, de acordo com as autoridades municipais.
O presidente da Câmara de Newark, Ras J. Baraka, liderou uma discussão virtual com o director interino do DPW, Tyreek Rolon, e o analista administrativo sénior do DPW, Derrick Ross, sobre as operações actuais e as iniciativas futuras do departamento na passada quarta-feira, 22 de Janeiro.
Em 2022, a cidade recolheu 10.000 toneladas de reciclagem, revelou Rolon. Em 2023, foram registadas 12.000 toneladas, enquanto que no ano passado (2024), 12.817. “A reciclagem au-mentou 21% com base nos dados que temos”, acrescentou.
Quando a cidade decidiu trazer os serviços de reciclagem para dentro do seu território, o departamento de obras públicas decidiu investir em 15 camiões e 40 trabalhadores.
Baraka criou o departamento de obras públicas em 2016 a partir da consolidação de divisões dos Departamentos de Engenharia e Serviços de Bairro e Recreio.
“Agora estamos a perceber, devido à forma como as pessoas estão a comprar, com os centros comerciais a fechar e a encomendarem cada vez mais na Amazon, que a necessidade é realmente grande”, disse Rolon.
O Departamento de Obras Públicas está a trabalhar num plano de melhoria de capital para adquirir equipamento adicional e contratar mais mão-de-obra para combater o aumento da reciclagem de cartão.
Tyreek Rolon informou que o departamento municipal solicitou o subsídio de Infraestrutura de Resíduos Sólidos para Reciclagem (SWIFR) da Agência de Protecção Ambiental no final do ano passado. Este financiamento federal ajudaria a construir infraestruturas de reciclagem de resíduos sólidos em Newark.
Entretanto, como forma de melhorar os seus serviços, foi iniciado um novo turno nocturno de reciclagem – a partir das 18h00 e terminando às 2 horas da manhã, às segundas e quinta-feiras, no caso da “Zona A”; e terças e sexta-feiras na “Zona B”.
“Queríamos fazer isto para combater o atraso nas recolhas e a ineficácia que tivemos ao implementar os nossos turnos por escala”, disse Rolon.
A Zona A inclui o Bairro Sul, Leste e parte do Bairro Central. A Zona B compreende o Bairro Oeste, Norte e a restante parte do Central. Os residentes de Newark podem descobrir em que zona vivem visitando o website do Department of Public Work.
Ross informou que as principais queixas recebidas da parte dos residentes são sobre recolhas de lixo não realizadas, reciclagem e despejo ilegal. Newark recolhe 1.369 toneladas de lixo e artigos a granel (“bulk”) todas as semanas, de acordo com as autoridades municipais.
O DPW está na fase final de distribuição de contentores de lixo gratuitos aos residentes, no entanto, cerca de 15 mil contentores ainda precisam de ser entregues nas residências.
A previsão é que todos sejam entregues até ao final de 2025.
“Haverá mais informações dentro de um ou dois meses sobre quando serão exactamente distribuídos, mas esta fase final será lançada antes do final do ano”, disse Rolon.