NEWARK | ‘Mayor’ participa em conferência internacional em Paris

Ras J. Baraka, ‘mayor’ de Newark, anunciou que participou esta semana, juntamente com o seu Director do Gabinete Municipal para serviços relacionados aos sem-abrigo, Luis Ulerio, em uma conferência internacional realizada em Paris, destinada a Presidentes de Câmara e outros líderes municipais, com o objectivo de criar soluções para para esta crise global.

A conferência, organizada pela Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, é uma parceria com a Federação Europeia de Organizações Nacionais que Trabalham com os Sem-abrigo (FEANTSA), a Aliança Nacional para Acabar com a Falta de Moradia (NAEH), o Instituto de Sem-abrigo Global (IGH) e a Bloomberg Associates. Fizeram parte entre 100 e 150 autarcas e funcionários eleitos de todo o mundo.

“As medidas e estratégia inovadoras que implementámos há um ano e meio em Newark, intituladas ‘The Path Home’, para acabar com o desalojamento em três anos, resultaram na redução de sem-abrigos na rua em 57,6%. Embora esta seja uma conquista considerável, também nos lembra o quão longo ainda é o caminho a percorrer. Possuir uma habitação não é um privilégio para seres humanos; é um direito, seja em Newark ou em Paris. Devemos unir-nos, como esta conferência nos disse, para ‘não deixar ninguém para trás'”, disse Ras J. Baraka. “Estamos honrados, como a menor cidade representada nesta conferência, por sermos reconhecidos pela nossa abordagem humanitária e ação estratégica”, acrescentou.

A conferência contou com a presença de funcionários autarquicos eleitos e organizações especializadas, e destacou os desafios comuns que as cidades enfrentam ao lidar com o crescente número de moradores de rua. Estas conversas são especialmente importantes com o crescimento da migração, e enquanto as políticas conduzidas a diferentes níveis (local, nacional e internacional) ainda estão mal integradas.

“É importante que as cidades aproveitem as oportunidades para discutir o desafio que é a falta de habitações, desenvolver soluções e compartilhar as lições aprendidas”, disse Linda Gibbs, directora da Bloomberg Associates, parte da Bloomberg Philanthropies e ex-vice-presidente de serviços humanos da cidade de Nova Iorque sob o comando do Presidente da Câmara Bloomberg.

“O autarca de Newark, Ras Baraka, tem sido um líder na luta para acabar com o desabrigo crônico.

Newark fez um grande progresso na redução do número de pessoas sem-abrigo e, ao fazê-lo, mostrou a líderes de outras cidade que não é uma tarefa impossível”, acrescentou.

As cidades estão actu- almente sob pressão con- siderável para atender às necessidades da popula- ção sem-tecto, e à chega- da de cada vez mais pes- soas que procuram abri- go e refúgio, o que repre- senta um grande desafio para elas.

Se as políticas ambiciosas e coordenadas forem introduzidas para receber, incluir e integrar os sem-tecto, muitas oportunidades serão reveladas. Se o contrário acontecer, as cidades podem ter que enfrentar um aumento ainda mais significativo nesta área.

A reunião proporcionou uma oportunidade de compartilhar as melhores prácticas e abordagens inovadoras desenvolvidas pelas cidades a nível local para facilitar o acolhimento e a integração destas pessoas, tomando cuidado para evitar a concorrência entre grupos vulneráveis.

A conferência foi planeada para um mês antes das Olimpíadas de verão, que serão realizada também em Paris, e serão uma oportunidade perfeita para a cidade chamar à atenção para questões sociais prementes.

Na conferência, ‘mayor’ de Newark subiu ao palco durante o painel “Migração: autarcas que trabalham para enfrentar os desafios da recepção”, onde falou a par da presidente de câmara Hidalgo; de Bogotá, Carlos Fernando Galan Pachon; de Dakar, Senegal, Fambaye Ndoye; e ainda, o autarca de Lisboa, Carlos Moedas.

Outros painéis discutiram como tornar os migrantes de acolhimento numa oportunidade para as cidades; agir localmente num contexto de estruturas restritas nacionais e internacionais; e o compromisso do autarca em lidar com os sem-abrigo.

Presidentes de Câmara e vice-presidentes de câmara de Montreal, Londres, Lyon, Nova Iorque, Glasgow, Casablanca, Chicago, Edmonton, Denver, e representantes das Nações Unidas também participaram nesta conferência.

Os esforços inovadores do ‘mayor’ Baraka para acabar com os sem-abrigo incluem moradias de transição, como as Hope Villages, onde os moradores recebem aconselhamento sobre variados temas; a linha de assistência aos sem abrigo “Path Home”; e os programas em parcerias com a Rutgers University-Newark, RWJ Barnabas Health, Newark Alliance, Edison Properties, a Health Care Foundation of New Jersey e a Port Newark Container Terminal and Shipping Association.