Newark: Missa da Diversidade 2023 retorna à maior cidade do Estado Jardim

Centenas de moradores hispânicos e católicos na região norte de New Jersey, os quais totalizam 40% dos membros da Arquidiocese de Newark, tendem a comparecer à missa anual da herança cultural na sexta-feira, 8 de Setembro. O Ministério Hispânico da Arquidiocese de Newark celebrará a missa especial às 8:00 pm na Catedral Basílica do Coração Sagrado em Newark.

Em 2023, a missa comemorará a Festa da Natividade da Abençoada Virgem Maria, que no calendário ocorre no mesmo dia.

“A Missa terá músicas em espanhol e centenas de fiéis vestidos em trajes tradicionais. Além disso, comemoraremos a Festa de 8 de Setembro da Natividade da Abençoada Virgem Maria com uma procissão nos quais os participantes caminharão rumo à Catedral portando flâmulas representando vários temas ligados à Virgem Maria.

Os membros da pro- cissão serão acompanhados por outros carregando os estandartes correspondentes aos países hispânicos. Por exemplo, cada pessoa que carregar a flâmula de Nossa Sra. de Guadalupe caminhará com a bandeira mexicana, demonstrando a conexão entre a cultura hispânica e a fé católica”.

Conforme estatísticas do Ministério Hispânico, os residentes de origem hispânica totalizam 40% da população de fiéis da Arquidiocese. Este número tende a aumentar, tendo como base dados nacionais, informou a entidade religiosa.

A missa desse ano, que geralmente ocorre durante o Mês Nacional da Herança Hispânica, em Outubro, foi transferido para Setembro, uma vez que o Cardeal Joseph Tobin participará do Sínodo dos Bispos no Vaticano entre 4 a 29 de Outubro.

“A nossa fé, especialmente a nossa devoção à Maria, é parte significativa da nossa cultura”, disse Asterio Velasco, director do Ministério Hispânico da Arquidiocese.

“Geralmente, a Catedral enche para essa missa e, esperamos, encherá novamente neste ano porque trata-se da celebração da nossa identidade”, acrescentou Velasco. “Cada país hispânico possui suas tradições, mas compartilhamos a mesma fé. Nós queremos demonstrar que existe unidade em nossa diversidade”, concluiu Asterio Velasco.