NEWARK, NJ | Alunos da Universidade Rutgers montam tendas ao aderirem a protesto contra guerra entre Israel-Palestina

Um protesto liderado por estudantes, que tem como objectivo mostrar a desaprovação geral pela actual guerra entre Israel e a Palestina, espalhou-se pelo campus da Rutgers University, na cidade de Newark.

Na quarta-feira, dia 1 de Maio, um agrupamento de alunos, membros da faculdade e comunidade,

começaram a montar um “acampamento solidário por Gaza” em frente à Escola de Direito da universidade, montando tendas e levantando bandeiras palestinianas.

Os organizadores incentivaram os participantes a “utilizarem máscaras, se manterem protegidos e levarem energia e amor para o local”.

De acordo com o comunicado emitido pela Newark Solidarity Coalition, o acampamento local está a ser feito em solidariedade com os colegas da Universidade Rutgers do campus localizado em New Brunswick, onde os estudantes têm dormido em tendas por uma lista de 10 pedidos que de- mandam serem realizados.

Entre eles estão “deixar de investir em qualquer empresa ou corporação que trabalhe em Israel” e dar “amnistia total” a estudantes e funcionários que estão em protesto contra a guerra.

Segundo os administradores da Rutgers, a universidade permitiu que os alunos e tendas permaneçam em New Brunswick, desde que não perturbem outros alunos que decidiram não participar no protesto ou causem violência.

Desde o dia 18 de Abril mais de mil pessoas foram presas em dezenas de universidades e campus universitários por todos os Estados Unidos, enquanto que demandam um cessar-fogo e retirada do financiamento norte-americano às tropas israelitas.

Alguns alunos criaram acampamentos no interior dos campus, levando a atritos com a polícia.

Os protestos espalharam-se por New Jersey, onde 13 anos foram presos na segunda-feira à noite, logo depois de terem ocupado um edifício da Universidade de Princenton. Todos receberam intimações por invasão de propriedade e foram barrados do campus. Enfrentam suspensão ou expulsão.