NEWARK, NJ | Bombeiros Augusto Acabou e Wayne Brooks, Jr. eternizados em homenagem realizada pela cidade
Por ANGÉLICA PINTO | Newark, NJ
O dia 5 de Julho de 2023 ficará para sempre marcado, não só na história das famílias Acabou e Brooks, mas também na história da cidade de Newark.
Um ano após o incêndio trágico no Porto de Newark, que tirou a vida dos bombeiros Augusto Acabou e Wayne Brooks, Jr., os seus nomes foram eternizados numa bela homenagem realizada na passada sexta-feira, nas imediações da Câmara Municipal.
Com as suas famílias, amigos e colegas de trabalho presentes, muitos foram aqueles que tiveram sentidas palavras para compartilhar, relembrando histórias, os bom beiros enquanto pessoas, e o seu papel importante nas suas comunidades.
“Uma coisa que fazemos de forma errada é dizer que estes indivíduos trabalham para a cidade… A cidade é só uma instituição, um edifício (…). Os nossos homens – polícias e bombeiros – trabalham para as pessoas e fazem-no com orgulho. Todos os dias. Todas as oportunidades que têm, de poder acordar de manhã, eles escolhem arriscar as suas vidas pelo bem de outras pessoas… isso não é trabalho da cidade, isso é trabalho de Deus. Nós agradecemos muito por isso”, começou por dizer o ‘mayor’, Ras J. Baraka, na sua intervenção.
“Isto é provavelmente o mínimo que poderíamos fazer por eles… Inscrever os seus nomes numa pedra, de forma a que todas as pessoas que por aqui passem, consigam ver as pessoas que fizeram o sacrifício final para que outras pessoas pudessem viver. (…) Queremos relembrá-los enquanto indivíduos, enquanto seres, colegas, amigos, maridos, pais, irmãos, que trabalharam connosco, que nos fizeram rir e chorar, que trabalharam todos os dias para assegurar a vida de outras pessoas”, acrescentou o mesmo.
O monumento em honra do supremo sacrifício feito por aqueles que perderam as suas vidas em serviço, localiza-se na Green Street, entre os edifícios do City Hall e o Newark Municipal Court.
Num lugar com valor e destaque, os nomes destes dois bombeiros (e de muitos outros), o seu legado e a sua coragem sem fim têm agora a garantia de que serão – da forma que merecem ser – relembrados por muitas mais gerações futuras.