NEWARK, NJ | Há agora 9 directores escolares, dois vice-superintendentes e um membro do Comité Escolar de origem portuguesa

Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

O sistema escolar público da cidade de Newark, a maior do estado norte-americano de New Jersey, conta hoje com uma forte representação da comunidade portuguesa em cargos de liderança educativa. Dois vice-superintendentes de origem portuguesa e nove directores de escola (“principals”), sete dos quais no Ironbound – conhecido como o coração da comunidade luso-americana – reforçam a influência e o contributo dos portugueses na educação local.

Filipa Alexandra Silva (Dr. E. Alma Flagg School)

Isabel Marques (Ann Street Annex)

Rosa Monteiro-Inácio (East Ward Elementary School)

Diane Pereira (Lafayette Street School)

Soraia Mendes (Newark School of Architecture & Interior Design)

Tania Sousa-Vilar (Wilson Avenue School)

Luís Henriques (Oliver Street School)

Sandra Cruz (South Street School)

David de Oliveira (Ridge Street School)

Os dois vice-superintendentes são Rosa Branco e Sandra Marques, ambas com trajectos notáveis no sector educativo, e agora em posições de grande responsabilidade dentro do Newark Board of Education, o maior distrito escolar do estado, com cerca de 40.000 alunos distribuídos por mais de 60 escolas.

A nível de direcção escolar, o número impressionante de nove directores de origem portuguesa é uma prova da dedicação e do investimento da comunidade na educação das novas gerações. Entre estes, sete lideram escolas no Ironbound (e, do total do grupo, apenas dois são homens).

Este nível de representação em cargos de liderança é motivo de orgulho para a comunidade portuguesa, que há muito contribui para o tecido social, económico e cultural de Newark. Mais do que um reconhecimento individual, estas nomeações reforçam a importância da língua, cultura e valores portugueses na formação dos alunos e no desenvolvimento da cidade.

A presença portuguesa em posições-chave do sistema educativo é também uma inspiração para as gerações mais jovens, demonstrando que o trabalho, a dedicação e o envolvimento comunitário continuam a abrir portas e a construir pontes para o futuro.

Rosa Branco, vice-superintendente escolar

Sandra Marques, vice-superintendente

Helena Vinhas, membro do Comité Escolar

Vale mencionar a presença da também luso-americana Helena Vinhas no Comité escolar, órgão para o qual foi eleita por voto popular.

DIRECTORES PORTUGUESES NAS ESCOLAS DE NEWARK

  • Isabel Marques (Ann Street Annex)
  • Filipa Alexandra Silva (Dr. E. Alma Flagg School)
  • Rosa Monteiro-Inácio (East Ward Elementary School)
  • Diane Pereira (Lafayette Street School)
  • Soraia Mendes (Newark School of Architecture & Interior Design)
  • Luís Henriques (Oliver Street School)
  • David de Oliveira (Ridge Street School)
  • Sandra Cruz (South Street School)
  • Tânia Sousa-Vilar (Wilson Avenue School)