NEWARK, NJ | Luís Montenegro na 10.ª edição do CENSE com empresários da construção civil
Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, foi o convidado de honra da 10.ª edição do CENSE (Construction Entrepreneurs Networking
Seminar & Education), o fórum que reúne na cidade de Newark, anualmente, dezenas de figuras ligadas aos vários ramos da construção civil e a sectores do Estado.
Montenegro fez-se acompanhar ao evento no Avenue A Club pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e pelo embaixador de Portugal em Washington, DC, Francisco Duarte Lopes; presentes ainda, este ano, a vice-‘mayor’ Lígia de Freitas, o vereador Michael Silva e o cônsul-geral Luís Sequeira.
Falando ao jornal LUSO-AMERICANO, a responsável pelo evento, Clarisse Frias, lembrou que, “ao longo destes dez anos, houve muitas ligações criadas, simplesmente por se organizar um evento onde as pessoas pudessem conversar. Tentamos também convencer pessoas em posições de decisão – da Autoridade Portuária a outros – a trazer informações para esta comunidade de luso-empresários. Tem sido muito positivo. Todos os anos se fecharam negócios e parcerias que se firmaram e que estão a fortalecer-se cada vez mais”.
Frias sublinha que “uma das facetas deste evento é fomentar as relações entre os dois lados do oceano no que diz respeito à construção. Houve sempre interesse em trazer cá pessoas de Portugal ligadas ao Governo e às agências de desenvolvimento”.
Já a participação do chefe do executivo português, na sua óptica, representa “no fundo um reconhecimento do potencial deste grupo de empresários desta cidade tanto perto de Nova Iorque e com empresas de alto gabarito”.
O luso-americano Rodney Frias, CEO da S&F Concrete Contractors, de Hudson, MA, participa já desde o primeiro ano do CENSE, considerando “interessante estar aqui e seguir a realidade do sector da construção civil em New Jersey, Nova Iorque e até noutras regiões do país. Somos da zona de Boston, na Nova Inglaterra, e gostamos de estar a par do que se passa no resto do país”.
Este ano, o CENSE reconheceu duas empresas luso-americanas – a Ferreira Construction, de Nelson Ferreira e a JR Cruz, de Evaristo Cruz., Jr. e ainda a agência municipal de investimento ‘Invest Newark’, que se fez representar pela luso-americana Elizabeth da Silva.