NEWARK, NJ: LUSO-AMERICANA DE 32 ANOS, FILHA DE EMIGRANTES DO MINHO E DE VISEU, CHEGA A JUÍZA MUNICIPAL
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Newark, NJ
A luso-americana Marina Veloso, de 32 anos, é a nova juíza municipal nomeada de origem portuguesa ao serviço da maior cidade do estado de New Jersey – Newark. A sua nomeação, por proposta do vereador Michael Silva, do Bairro Leste, foi aprovada por unanimidade dia 10 de Abril.
Em entrevista exclusiva ao jornaL LUSO-AMERICANO, a juíza nomeada Marina Veloso diz que vai ainda determinar a data e o local para a cerimónia de tomada de posse – que espera a ser no Ironbound ou perto.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A maior cidade de New Jersey acaba de nomear uma luso-americana para o cargo de juíza em instância municipal
Veloso substitui Ana Esteves, que subiu ao Tribunal Superior de New Jersey por determinação do Governador Phil Murphy, e é agora um dos 13 juízes no activo na cidade de Newark.
“Agradeço a Marina Veloso pela sua disponibilidade para servir e ao Presidente da Conselho Municipal [ LaMonica R. McIver ] por ter atendido ao meu pedido de nomear uma luso-americano altamente qualificada, para o tribunal municipal”, afirma o vereador Michael Silva, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Considero importante que todos os aspectos da nossa sociedade estejam representados a todos os níveis do sistema judicial. Continuarei a trabalhar para que a voz da nossa comunidade seja ouvida a todos os níveis de governo!”
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza nomeada Marina Veloso em frente ao edifício do Tribunal Municipal de Newark, na Green Street, onde é procuradora de justiça e onde passará a assumir funções de magistrada assim que tomar posse
Veloso vai ser a sétima figura judicial de origem portuguesa no estado de New Jersey, juntando-se a Ana Paula Esteves (juíza do Tribunal Superior); Alberto Santos (juiz do Tribunal Superior); Arthur J. Batista (juiz do Tribunal Superior); António Inácio (juiz municipal em Clark, Scotch Plains e Garwood); Júbilo Afonso (juiz municipal em Elizabeth) e Suzette Cavadas (juíza municipal em Union).
Marina Veloso é um produto do Ironbound: nasceu no hospital St. James, filha de pai natural de Arcos de Valdevez; a mãe nasceu em França, filha de emigrantes de Viseu. Frequentou a Wilson Avenue Elementary School e logo depois o Liceu East Side, optando depois pela Faculdade de Direito da Rutgers University em Newark para se tornar advogada.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Silva, do Bairro Leste, levou a proposta de nomeação de Marina Veloso ao Conselho Municipal, onde foi aprovada por unânimidade
“Os meus pais ficaram muito entusiasmados quando souberam da minha nomeação”, conta a juíza nomeada Marina Veloso. “Ficaram muito orgulhosos e estão quase nas nuvens!”
Ainda a viver no Ironbound, Marina Veloso começou carreira a secretariar um juiz do condado de Hudson, em questões cíveis, o que fez durante um ano; entra posteriormente para o sector privado, a trabalhar na área de questões de família, mas, em 2021, passa a procuradora de justiça em Newark, o que fez até a sua nomeação para o cargo de juíza.
“A minha função era representar o estado e a cidade de Newark em casos de violência doméstica, infracções de trânsito e outros delitos, por forma a que se fizesse justiça tanto para a cidade como para a sociedade civil”, explica.
oto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza nomeada é filha de mãe nascida em França, mas com origens em Viseu, e de pai natural de Arcos de Valdevez (Minho)
A futura magistrada considera que o facto de dominar “o português e o espanhol tem sido de vital importância para a minha carreira, sobretudo numa zona urbana diversificada como a de Newark”, diz Veloso.
Quando puser a toga, Marina Veloso espera “ser justa e sempre neutra, ouvir atentamente os dois lados e certificar-me de que, ao final de cada caso, seja sempre feita justiça”.
Termina falando da sua ligação a Portugal, que reconhece ser próxima. “Vou quase todos os anos lá de férias, onde os meus pais ainda têm casa e nós muitos familiares”, nota.