NEWARK, NJ | Missa em honra do Dia de Portugal foi realizada na Basílica do Sagrado Coração
Por ANGÉLICA PINTO | Newark, NJ
Teve lugar na passada quarta-feira, dia 5 de Junho, na Catedral Basílica do Sagrado Coração em Newark, a missa em honra das comemorações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades portuguesas.
Presentes estiveram membros de clubes, associações e ranchos folclóricos da cidade de Elizabeth (organização do Elizabeth Portugal Day, PISC, Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Portugal”), Newark (Rancho Folclórico “Dança na Eira”, Casa do Minho, Casa dos Arcos, Casa do Ribatejo, entre outros), Kearny (Rancho Folclórico “Sonhos de Portugal”) e South River (South River Portuguese Club), que se envolveram também na concretização da cerimónia.
A missa, dirigida pelo bispo emérito de São Tomé e Príncipe, D. Manuel António, contou também com a ajuda de caras já conhecidas pela comunidade local, como é o caso do padre Nuno Rocha, da Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth, e o padre António Ferreira, da Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Newark.
Numa bonita missa, destacaram-se não só as incríveis vozes do coro da Igreja de N.S. de Fátima, como também as belas palavras proferidas pelo bispo emérito. Este destacou a admirável coragem dos emigrantes, de saírem das suas terras para procurarem por uma vida melhor, integrando-se numa nova cultura, sem deixarem de lado as suas raízes e “a sua própria história (…) que devem ser uma mais valia” para o país que os acolheu. E o empenho em manter as suas ”culturas e tradições” vivas, “em harmonia e em paz” com outras tantas culturas e pessoas, sem “deixar a sua dignidade de parte”, num país marcado por tanta diversidade.