NEWARK, NJ | Novas leis de estacionamento prometem ser solução há muito esperada pela comunidade
Por ANGÉLICA PINTO | Newark, NJ
A falta de estacionamento no Ironbound é há muito um assunto delicado. Com a construção de mais habitações e a chegada de mais pessoas à área, é cada vez mais evidente que o número disponível de estacionamentos para habitantes e negócios locais, não acompanha este desenvolvimento, prejudicando os mesmos.
Muitos foram os que se juntaram e apresentaram petições para ver o problema resolvido, mas só agora estão a ser dados os primeiros passos para uma possível luz ao fim do túnel.
A Polk Street passou a ser recentemente o local escolhido para testar o projecto piloto, que se continuar a mostrar resultados tão satisfatórios, será alargado a todas as ruas localizadas entra a Newark Penn Station e a Merchant St., prevendo ainda incluir as paralelas à Ferry St. (Lafayette St. e Market St.).
Foi instalada uma nova sinalização que passa agora a estipular que é apenas autorizado naquela rua, o estacionamento a residentes que possuam uma licença especial, entre o período das 6PM às 6AM.
Em conversa com o vereador do Bairro Leste, Michael Silva, o jornal Luso-Americano soube que para melhorar este problema, já foi realizada uma alteração do período total de estacionamento pago na Ferry Street, de quatro para apenas duas horas, movimentando a circulação de pessoas e ajudando os negócios locais.
Há ainda planos de serem futuramente construídos parques de estacionamento municipais, sendo exemplo disto, o acordo com os novos proprietários do antigo restaurante Ibéria, que concordaram com a cedência à comunidade, de 200 lugares em cada um dos seus parques de estacionamento, a um custo mais reduzido.
O vereador acredita que em conjunto, estas medidas, podem resolver o pesadelo de muitos residentes da área que muitas vezes não tinham onde estacionar as suas viaturas, tendo de as deixar muito longe das suas casas, ou até negócios que perdiam clientes graças à falta de estacionamento nas suas redondezas.