NEWARK, NJ: PARADA DO DIA DE PORTUGAL NA FERRY STREET
• Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
A Ferry Street, no coração do Bairro de Leste de Newark, voltou a receber largos milhares de pessoas para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
Muito embora o fim-de-semana de 6 a 8 de Junho tenha sido marcado por uma panóplia de eventos, o epicentro das comemorações foi mesmo a Ferry Street, no domingo.
Às 3:00 da tarde, e enquanto a Selecção Nacional disputava (e vencia) a final da Liga das Nações, mais de sessenta organizações luso-americanas desfilavam pela “Portugal Avenue” abaixo, numa demonstração clara de que a lusitanidade está viva em New Jersey – e recomenda-se.
O grandioso desfile contou com a presença do Presidente da Câmara de Newark, Ras J. Baraka, do congressista Robert Menendez, do vereador Michael Silva, do xerife Amir Jones, do ex-xerife Armando Fontoura, da “mayor” Dina Grilo, de East Newark, e ainda de uma larga delegação de Elizabeth, composta por elementos do Portugal Day Committe e do PISC (incluindo Michelle Afonso, Maria Carvalho, o juiz Júbilo Afonso, o vereador Manny Grova, Jr. e a comissária escolar Stephenie Pestana).




































































Destaque ainda para a presença do político Luís Marques Mendes, candidato a Presidente da República Portuguesa, que esteve em Newark como convidado da comissão organizadora dos festejos.
O amor a Portugal e às raízes esteve bem patente nos vários ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e associações portugueses que se incorporaram ao cortejo – em representação de Newark, Kearny, Harrison, South River, Perth Amboy, Union, etc.
A parada foi igualmente uma forma de homenagear as figuras que este ano envergaram faixas – entre elas o Grand Marshal Phil Neto e o Grand Marshal Honorário Anthony Vaz, entre outros.
Uma palavra de apreço a todos os voluntários que trabalharam para o fim-de-semana do Dia de Portugal, num trabalho coordenado pelo Presidente da Comissão organizadora, Fernando Grilo.
Afinal, Portugal é aqui!