NEWARK, NJ: TOMADA DE POSSE DA JUÍZA ANA PAULA ESTEVES

Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

A portuguesa Ana Paula Esteves tomou posse quinta-feira, 21 de Dezembro, do cargo de juíza do Tribunal Superior de New Jersey – a segunda instância judicial mais elevada do estado. A advogada de profissão, natural da Murtosa e radicada no Ironbound, é a primeira mulher nascida em Portugal a ascender ao cargo – depois de ter estado vários anos como juíza municipal.

A cerimónia de tomada de posse, presidida pelo juiz e também luso-americano Alberto Santos, do mesmo tribunal, teve lugar numa unidade de hotelaria na baixa de Newark, com a presença do ‘mayor’ Ras J. Baraka, do xerife Armando Fontoura, do vereador Michael Silva e do cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Anthony Lagoa, Lisette Esteves Lagoa, Elizabeth Esteves, juíza Ana Paula Esteves, Catherine Esteves, Anthony “AJ” Lagoa, Maria Lagoa e António Lagoa

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves com as filhas gémeas Elizabeth e Catherine Esteves

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves com o cônsul-geral de Portugal em Newark, NJ, Luís Sequeira

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves com o ‘mayor’ Ras J. Baraka e o xerife Armando Fontoura

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves com Katherine Soares e Anabela da Cruz-Melo

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves com o vereador Michael Silva (esq.) e o xerife Armando Fontoura

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves com o juiz Alberto Santos

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves com o ex-vereador Augusto Amador e esposa

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves na cerimónia de tomada de posse

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A juíza Ana Paula Esteves já com a batina

“Esta cerimónia, para mim, representa o meu agradecimento à minha comunidade, à minha família, aos amigos e colegas”, afirma Ana Paula Esteves, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Sou eu a agradecer a eles todo o apoio que me têm dado ao longo de toda a minha vida”.

Sobre sua mãe, já falecida, e que foi sempre fonte de grande inspiração para a juíza, diz: “eu sei que está aqui em espírito”.

Armando Fontoura, também ele o 1.º português eleito xerife no condado de Essex, afirma: “é sempre gratificante quebrar barreiras. A Ana Esteves está agora a fazer o mesmo, ao chegar a uma das mais altas instâncias judiciais do estado de New Jersey. Isto é uma conquista muito importante para ela e para a nossa comunidade, para todas as jovens luso-americanas de Newark, Elizabeth, Union, Kearny, em todo o estado, que agora passam a ter nela um exemplo a seguir. É outro exemplo de como tudo na América é possível. É bom ser-se o primeiro, mas não nos devemos ficar por aí – agora devem vir outros a seguir”.

O vereador Michael Silva, do Bairro Leste, sublinha também o carácter histórico da sua nomeação e diz: “é um dia de grande orgulho para mim, para qualquer português que viva neste país – um dos nossos que ascende a uma posição pela primeira vez na história deste estado, um feito que vai ficar inscrito nos anais da história da presença lusa em New Jersey. Outra voz luso-americana de influência nesta cidade, neste condado e neste estado. Uma mulher que bem merece chegar até aqui e ainda ir mais longe”.

O autarca garante estar a “trabalhar arduamente” com a deputada estadual Eliana Pintor-Marín e “outras autoridades no sentido de vir a manter outro luso-americano no lugar de juiz municipal” que Esteves deixa vago.

Quem também transbordava de alegria, era Catherine Esteve, uma das filhas gémeas da juíza. “Estou muito orgulhosa da minha mãe”, disse a jovem, que pretende fazer carreira na área da saúde, ao nosso jornal. “Já a vi avançar várias vezes na carreira, desde que sou jovem, e foi sempre um profundo motivo de orgulho para mim. Ela faz o seu trabalho de forma muito humilde e continua a progredir, sempre com profissionalismo. Estou ansiosa por saber o que lhe reserva o futuro…”.