NEWARK, NJ: VEREADOR MICHAEL SILVA RECONHECE FIGURAS EMPRESARIAIS COM HISTÓRIA NO IRONBOUND

• Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

Para cimentar a presença e o contributo que o empresariado português tem, ao longo das décadas, imprimido à vitalidade económica do Bairro Leste, o vereador Michael Silva reconheceu sexta-feira, 8 de Novembro, na sala magna da Câmara Municipal de Newark, cinco figuras primordiais nesta dinâmica.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Silva, do Bairro Leste, durante a sessão na sala magna do edifício da câmara municipal de Newark, NJ

A cerimónia serviu para a entrega de resoluções municipais que homenagearam a familia Yglésias (que teve durante décadas a loja de roupa “A Nossa Terra”, na Ferry Street); Hermínio Lopes, da “Lopes Sausage Co.” e a “Classic Imaging Photography”. Não puderam estar presentes os representantes do restaurante “Fernandes” e da mercearia “Huryk’s Deli”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Chris Yglésias (“A Nossa Terra”) esteve em representação dos avós, Manuel e Hermínia Yglésias

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A Resolução entregue à família Yglésias

“Estas pessoas e muitos dos seus familiares representam o tecido empresarial que desde há 60, 70 e até mais anos contribuem para a prosperidade do Ironbound e das suas gentes”, disse o vereador Michael Silva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Trata-se de uma forma de reconhecer o sacrifício que fizeram ao investir em Newark, vivendo e permanecendo entre nós. Sinto que, como vereador, me cabe essa responsabilidade de cristalizar o passado para que, no futuro, não haja um esquecimento em relação ao contributo dado pelos portugueses para o engrandecimento de Newark”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Hermínio Lopes, da “Lopes Sausage Co.”, a representar a família e o icónico estabelecimento do Ironbound

Foto: JORNAL-AMERICANO | A Resolução entregue à família Lopes

O emigrante Ernesto Pires, natural de Estarreja-Aveiro, teve a casa de fotografia “Classic Imaging Photography” na Walnut Street durante décadas (apesar de agora trabalhar de casa) e ajudou a guardar as memórias de centenas de eventos da comunidade e de famílias luso-americanas.

Foto: JORNAL LUDSO-AMERICANO | O fotógrafo Ernesto Pires na cerimónia com op vereador Michael Silva

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A resolução atribuída a Ernesto Pires

“É um reconhecimento que representa muito para nós e que nos deixa muito orgulhosos, sobretudo por vir do vereador e do Conselho Municipal”, nota Pires.

Já Hermínio Lopes representou no evento a icónica “Lopes Sausage Co.”, que os pais, emigrantes ribatejanos de Cernache de Bonjardim, criaram em 1965 e que se mantém de portas abertas na Walnut Street, servindo como um dos pontos gastronómicos do Bairro onde a saudade se vai diluindo…

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Silva com as figuras reconhecidas – Chris Yglésias, Hermínio Lopes e Ernesto Pires

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Silva com as figuras homenageadas e familiares

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Silva com as figuras reconhecidas – Chris Yglésias, Hermínio Lopes e Ernesto Pires

“É uma honra que nunca tínhamos recebido e que, gostava de acreditar, representa a nossa longevidade e dedicação à comunidade”, afirma Lopes.

Em representação dos avós, Manuel e Hermínia Yglésias, emigrantes espanhóis da região da Galícia, Chris Yglésias não ocultou também a alegria ao ver reconhecida a contribuição dada pela sua família para o bem-estar do Ironbound.