NEWARK, NJ | Vieira’s Bakery comemorou 50 anos de trabalho árduo em família

Por ANGÉLICA PINTO | Newark, NJ

Em 1974, o português Carlos Vieira fundava a Vieira’s Bakery. Com a ajuda da sua esposa Maria e da sua filha Carleen, Carlos construiu um um dos negócios locais portugueses mais conhecidos, empregando pessoas que o acompanham nesta caminhada até ao dia de hoje.

Cinco décadas mais tarde, repletas de trabalho árduo e perseverança, a família Vieira e os seus funcionários comemoraram juntos numa linda e emotiva festa, que teve lugar no Sport Club Português (sábado, dia 30 de Março).

Contando com a presença ilustre do ‘mayor’ de Newark, Ras J. Baraka, a padaria portuguesa recebeu uma proclamação escrita, tornando-a parte da lista de empresas, organizações e pessoas que estão escritos na história da cidade, pelo seu papel importante desde que nasceu.

Com orgulho, o vereador Michael Silva, também presente, dirigiu algumas palavras à família Vieira, ressaltando o orgulho, enquanto filho de emigrantes portugueses, em ver que “um dos seus” não desistiu e tem sido bem sucedido já há 50 anos.

“Enquanto me mantiver neste cargo, as incríveis histórias dos portugueses vão ser contadas. Não acredito que recebemos créditos suficientes sobre como nos mantivemos aqui sem desistir desta cidade. Muitas pessoas foram embora, nós continuamos aqui. O Senhor Vieira ficou aqui, nos bons e maus momentos”, disse o vereador, ressaltando que não teve dúvidas que Carlos Vieira seria a pessoa certa, quando o comité do Portugal Day Parade o indicou a Grand Marshall deste ano, devido ao que fez pela comunidade local e pelo impacto que teve na vida dessas pessoas.

As homenagens não ficaram por aqui e a emoção só foi crescendo.

Carleen Vieira Pires, filha de Carlos e Maria Vieira, subiu ao palco para agradecer aos seus clientes, empregados, mas principalmente aos seus pais pelas aprendizagens que adquiriu desde pequena, enquanto filha mas principalmente, enquanto parte da Vieira’s Bakery.

Para o seu fundador, apesar de 50 anos parecerem muito tempo, para ele não o foram. Numa tentativa de resumir toda a história das últimas cinco décadas, Carlos relembrou feitos importantes, desde a compra da primeira rota de distribuição de pão (que começou a sua história ma área), nos anos 70 e por apenas $500, até encontrar um lote no Ironbound que seria o local onde começaria o seu próprio negócio e entrega, casa a casa.

Depois de algumas mudanças de localização e dimensões cada vez maiores, actualmente localizada no n.o 34 da Avenue K, em Newark, Carlos tem o orgulho de dizer que a sua padaria é capaz de produzir de 11 mil a 30 mil pães por hora.

Tudo isto não seria possíveis sem os seus incríveis trabalhadores.

Carlos relembrou chefes de equipa que marcaram a sua vida empresarial, e juntamente com a sua filha, um a um, chamaram ao palco alguns dos seus trabalhadores mais antigos, homenageando-os pelo seu incrível trabalho e papel vital na história da empresa até aos dias de hoje.

Como uma boa festa portuguesa, a noite de festa não poderia deixar de contar com a bela actuação do Rancho Folclórico da Casa dos Arcos de Newark.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A comemoração decorreu no salão nobre do Sport Club Português
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto geral do salão
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO |  O ‘mayor’ de Newark, Ras J. Baraka
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Carlos Vieira e o vereador do Bairro Leste, Michael Silva
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Emocionados, a família Vieira agradeceu a todas as pessoas
que fizeram parte da história do seu negócio e o ajudaram a ser o que é hoje após 50 anos
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Carlos Vieira, a sua esposa Maria, um dos seus trabalhadores mais antigos, Alex Castro, e a sua filha Carleen
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Entrada do rancho Folclórico da Casa dos Arcos
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto do salão nobre do Sport Club durante a actuação do Rancho Folclórico da Casa dos Arcos de Newark