Newark: “Noite brasileira” marcou a abertura do 49º. Festival de Filmes na Brick City

Na noite de quarta- feira (12), a abertura do 49º. Festival de Filmes de Newark, NJ, contou com um toque da cultura e música brasileiras, organizado pelo baiano Roger Costa, agitador cultural e morador no bairro do Ironbound, Newark, NJ. Antes da exibição do longa-metragem “Medida Provisória”, de 2020, do actor e director baiano Lázaro Ramos, o evento foi marcado com um show ao vivo de músicos brasileiros. Os artistas cantaram alguns dos grandes sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), além da apresentação de bailarinos no salão principal do Museu de Arte de Newark. Além disso, foram servidos aos presentes salgadinhos, água, refrigerantes e cerveja.

Dirigido por Lázaro Ramos, o filme se passa num Brasil futurista mas não muito distante, onde uma lei deu direito à cidadãos de melanina acentuada (agora o termo “negro” foi alterado para outro) de ganharem um ressarcimento do governo como reparação histórica aos 400 anos de escravidão. A lei aprovada inicialmente dizia de uma compensação financeira, que rapidamente o governo altera para outra forma de “reparação”: Enviar todos os cidadãos não-brancos para o continente africano, primeiro voluntariamente e posteriormente, à força.

Após a exibição do filme, foi realizado um painel de debate sobre a obra, que recebeu aplausos calorosos dos presentes ao final.