Newark: Obama reconheceu Brick City como “modelo” nacional na redução da violência urbana
Na quarta-feira (10), o ex-presidente Barack Obama juntou-se ao grupo que elogiou a cidade de Newark, NJ, e o “mayor” Ras Baraka pelo sucesso na redução da violência urbana. A cerimónia foi marcada com a entrega da doação de $800 mil para a continuação do trabalho.
A ONG “My Brother’s Keeper Alliance” (MBK), criada por Obama em 2014 e agora administrada pela Fundação Obama, visa reconhecer Newark como um “modelo comunitário” para servir como exemplo às outras cidades dos EUA.
Obama fundou a MBK como parceira da Casa Branca, Departamento Federal de Educação e o sector privado. A idéia surgiu após o assassinato a tiros do adolescente negro Trayvon Martins na Flórida, onde o assassino foi acusado de homicídio, mas posteriormente inocentado pelo júri popular.
“Em 2014, logo após a morte de Trayvon Martin, eu desafiei todas as comunidades no país a implantarem estratégias que ajudem meninos e adolescentes negros”, disse Obama através de um comunicado. “Graças aos esforços incansáveis do MBK, cidades como Newark superaram os desafios , criando oportunidades para crianças atingirem o seu potencial máximo. O ‘MBK Model Communities’ representa a nova fase do trabalho realizado pela aliança, a qual visa ajudar as comunidades a superarem seus maiores desafios e eu busco continuar esses trabalho ainda por muitos anos”.
Mais de 200 cidades espalhadas por todos os EUA possuem polos da parceria, incluindo Newark, que Baraka formou em 2014 durante o seu primeiro ano no cargo.
A segurança no combate à violência urbana é um dos 6 obstáculos que as parcerias comunitárias buscam superar. Os outros são: Cognição, aptidões físicas, sociais e emocionais, capacidade de ler no 3o. ano, graduação no “High School” concluir universidade, treinamento vocacional e conseguir emprego.