NEWARK. Parque Peter Francisco está de cara nova e agora iluminado toda a noite: quem o viu e quem vê!
Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
Quem, agora, chega ao Ironbound pela movimentada estação ferroviária Penn Station, sobe a Ferry Street e dá de caras com um Parque Peter Francisco irreconhecível: asseado, bem cuidado e (agora a partir das 7:30 da noite) iluminado e festivo toda a noite.
Estabelecido em 1966 por decreto municipal, o espaço verde deve o nome ao herói português da Revolução Americana, Peter Francisco (que tem ali um monumento em forma de obelisco desde 1976) e acolhe ainda dois outros monumentos, um deles dedicado aos veteranos de guerra luso-americanos.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O parque está localizado entre a Ferry Street e a Edison Place, junto à Penn Station
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As novas luzes e o monumento aos Emigrantes
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A iluminação não apenas dá um ar festivo ao parque à noite, como contribuiu para a sua segurança
O facto de ter servido de local para distribuição de refeições aos mais necessitados e à população sem-abrigo da cidade, transformou o parque numa área pouco convidativa. Quando o vereador Michael Silva tomou posse, a promessa eleitoral de devolver ao “Peter Francisco” a sua dignidade como praça pública, rapidamente se foi concretizando…
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Silva está empenhado em fazer da zona um atractivo para o Bairro Leste
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O parque conta com quatro monumentos, incluindo a estátua ao Emigrante de Camilo Setaro
“Há 15 anos, este parque estava em estado muito lastimável – não há mesmo outra maneira de o descrever”, afirma o autarca de origem portuguesa, em, entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “A distribuição de refeições provocava um movimento de pessoas que urinavam e defecavam na relva, produziam lixo por toda a parte – era uma verdadeira falta de respeito pela cidade no seu todo e pelos moradores do Bairro Leste em particular”.
Com “a colaboração do ‘mayor’ [Ras J. Baraka], da Polícia, da autoridade que garante a aplicação dos códigos municipais e de outras entidades”, explica Michael Silva, “conseguimos inverter essa situação e deixar o parque, que alberga uma carga histórica muito pesada, num estado de que nos possamos orgulhar dele”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | É responsabilidade de todos – visitantes e moradores – manter limpo o parque
Ainda há trabalho a fazer, lembra o vereador, “e vamos continuar a empenhar-nos para que toda a área circundante também melhore”.
Graças a um memorando de entendimento entre a cidade e o IBID (a organização de comerciantes do Ironbound), a gestão do parque está agora nas mãos do IBID, que é presidido pelo português Manny Lopes – responsável pela sua limpeza, embelezamento e manutenção.
Para operar, o IBID conta com orçamento geral anual de 1,2 milhões de dólares, proveniente de uma taxa aplicada aos comerciantes locais.
O mais recente melhoramento feito no parque foi a instalação de luzes festivas em todo o redor do espaço verde, que acendem diariamente às 7:30 da noite e se mantém até ao nascer do sol. Contribuem para a segurança do parque e até lhe dão um ar festivo.