NEWARK: Presença de 40 anos na Ferry Street da Vinhas Jewelers reconhecida pela Assembleia Legislativa de New Jersey

Por HENRIQUE MANO | News Editor

A deputada estadual Eliana Pintor-Marín, que dá voz ao Distrito Eleitoral 29, fez quarta-feira a entrega de uma ‘resolution’ à Vinhas Jewelers – em nome da Assembleia Legislativa do estado de New Jersey. O documento oficial é assinado pelo ‘speaker’ Craig J. Coughlin e pela secretária daquele importante órgão legislativo, a também deputada Dana M. Burley.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A deputada Eliana Pintor-Marín, à esquerda, na entrega da ‘resolution’ da Assembleia Legislativa de New Jersey aos irmãos Helena e Victor Vinhas, proprietários da ‘Vinhas Jewelers’

O reconhecimento surge na sequência da efeméride dos 40 anos de presença na Ferry Street deste tradicional estabelecimento português no Ironbound, que, ao logo dos tempos, soube adaptar-se a novos mercados sem nunca destoar o ‘core’ da sua actividade comercial.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O documento oficial é assinado pelo ‘speaker’ Craig J. Coughlin e pela secretária daquele importante órgão legislativo, a também deputada Dana M. Burley

“A família Vinhas já aqui está há muitos anos no Bairro Leste, representando uma autêntica mais-valia não apenas para a comunidade em geral, como para o tecido económico do Ironbound”, afirma a deputada estadual Eliana Pintor-Marín, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “Tem igualmente uma vertente solidária muito grande, tentando sempre ajudar o próximo. Há que reconhecer estes empresários que não abandonam o Bairro Leste e a cidade de Newark, apesar dos muitos sacrifícios que têm de fazer para que assim seja.”

A terminar, nota: “É muito bonito podermos continuar a viver aqui à Ferry Street e comprar joalharia tradicional portuguesa, que tanto noas diz.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da ourivesaria/relojoaria: presença de quatro décadas na Ferry Street

Helena Vinhas, co-proprietária juntamente com o irmão Victor do conhecido estabelecimento, manifesta-se “honrada e orgulhosa” com o reconhecimento, mas, sobretudo, “agradecido à nossa comunidade, clientes, familiares, amigos e funcionários ao longo de todas estas décadas, sem os quais nunca teríamos chegado aqui.”

VINHAS JEWELERS: HISTORIAL

Fundada em 1981 pelos emigrantes Fernando e Tina Vinhas, oriundos da freguesia de Camarneira, Cantanhede, a emblemática loja completa neste mês de Outubro quatro décadas de porta aberta na mais lusófona das artérias da América.

Foto: CORTESIA FAMÍLIA VINHAS/LUSO-AMERICANO | Fundada em 1981 pelos emigrantes Fernando e Tina Vinhas, oriundos da freguesia de Camarneira, Cantanhede, a emblemática loja completa neste mês de Outubro quatro décadas de porta aberta na mais lusófona das artérias da América

“Já somos terceira geração de ourives”, nota Helena Vinhas, filha dos fundadores. “O nosso bisavô já o era e, como ourives ambulante, vendia ouro de porta a porta. É algo que já está no nosso ADN.”

Quando, na década de 1960, Fernando Vinhas emigrou para New Jersey, começou por abrir uma ourivesaria em Kearny, em sociedade, que manteve durante “alguns anos”, conta Victor. Mas é em Outubro de 1981, depois da aquisição do imóvel 197 da Ferry Street, que abriria por conta própria a loja original da ‘Vinhas Jewelers’. Os irmãos Victor e Helena, ele nascido no Canadá e ela já na América, ainda de tenra idade, saiam da escola “e íamos para a ourivesaria ajudar os nossos pais”, diz Helena.

Em Dezembro de 2012, a ‘Vinhas’ da actual localização, no 87 da Ferry, abria portas; durante 7 anos, os Vinhas mantiveram as duas lojas, mas em 2018 concentraram-se apenas naquela que agora mantêm aberta.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto interior do estabelecimento

“Em 1999 perdemos os nossos pais com um intervalo de poucos meses”, diz Helena Vinhas. “Foi uma transição difícil, o meu pai era uma pessoa incrível, com muita inteligência e experiência, um autêntico ourives mestre.”

Acrescenta o irmão: “Trabalhou até ao ultimo dia de vida. Fechou a loja, foi para casa e nessa noite faleceu.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Alguma da joalharia tradicional portuguesa à venda na Vinhas Jewelers

A ‘Vinhas’ oferece um vasto leque de serviços e artigos, passando por um departamento de ourives onde efectuam reparações e até fabricam jóias de origem “e ao gosto do cliente”, sublinha Helena, “em todo o tipo de material – ouro branco e amarelo, platina, prata, etc.”.

⤻VINHAS JEWELERS

Onde fica?

87 Ferry Street Newark, NJ 07105

☎️(973) 344-9261

www.vinhas.com