Newark: Residentes protestam contra a instalação de produtora de gás natural no Ironbound

“Chega!” Esta foi a mensagem que o vereador da Cidade de Newark, Michael Silva, que juntou-se aos seus colegas na aprovação de uma resolução simbólica contra a proposta de instalação de uma produtora de gás natural no bairro do Ironbound. Durante a reunião pública, ocorrida na quarta-feira (5), o Conselho Municipal votou a favor da resolução que opõem-se ao plano da Comissão de Esgotos do Passaic Valley (PVSC) de construir uma instalação de produção de gás natural em sua estação de tratamento de esgoto, na 600 Wilson Avenue.

A ideia surgiu após a destruição provocada pela passagem do furacão Sandy na região. Durante a tempestade, as instalações do PVSC em Newark foi alagada, derramando milhões de galões de esgoto não tratado ou parcialmente tratado no rio Passaic. Desde então, o PVSC realizou uma série de renovações para evitar futuras calamidades. Como parte desse plano, inclui a construção da instalação de produção de gás natural, que poderia produzir energia extra, caso as bombas das estações de tratamento de esgoto parem.

Apesar de os residentes compreenderem a necessidade de um plano de contingência em decorrência da crise climática, eles alegam que a PVSC deveria apresentar uma solução que “priorize o investimento em energia renovável e, possivelmente, não envolva uma nova instalação de energia poluente. Caso seja aprovada, a instalação da PVSC será a quarta de gás natural numa comunidade que já sofre com os níveis altos de poluição do ar.

Silva, que apresentou a resolução semana passada ao Conselho Municipal, disse que a área onde a provável instalação seria instalada tem sido “literalmente abandonada” quando o assunto é justiça em prol do meio-ambiente e saúde pública.