NEWARK: Reunião mensal da UCLAN com presença de entidades locais

Por HENRIQUE MANO | News Editor | Newark

A UCLAN (União de Clubes Luso-Americanos de New Jersey) reuniu-se na esta semana naquela que constituiu a sua reunião mensal referente a Setembro. O plenário, com representação de grande parte das associações que a constituem, decorreu no salão nobre do “Barcuense”, no Ironbound.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Membros da direcção na União Luso-Americana de Clubes de New Jersey com entidades presentes ao plenário no “Barcuense”. Da esq.: Michael valente, Joe Barros, Vereador Michael Silva, cônsul-geral Luís Sequeira, presidente Fernando Grilo, Tânia de Matos e Annie Ferreira, elemento de ligação entre o gabinete do “mayor” e a comunidade lusa

A sessão, comandada pelo presidente da UCLAN, o dinâmico Fernando Grilo, contou pela primeira vez com a presença do cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira, do vereador pelo Bairro Leste Michael Silva e da nova representante do “mayor” Ras J. Baraka para a comunidade lusa, Annie Ferreira.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O presidente Fernando Grilo, à direita, na abertura da sessão, vendo-se a seu lado o cônsul-geral Luís Sequeira

Ao falar ao jornal LUSO-AMERICANO, o cônsul-geral disse ter aceitado o convite para estar presente no “Barcuense” por ser “uma oportunidade única – diria mesmo – para, de uma assentada, conhecer a liderança de uma grande maioria dos clubes da cidade de Newark.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Manuel Pereira, do “Barcuense”, na reunião

O diplomata considerou ainda o encontro “uma oportunidade única para ter uma interacção mais próxima com os clubes, perguntar opiniões sobre o que vai bem, o que vai mal, que ideias têm para desenvolver actividades no futuro e qual o foco das suas acções no presente.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto geral do encontro

Luís Sequeira, dirigindo-se a cada um dos líderes associativos na sala, quis ainda auscultar “ideias para revitalizar o associativismo (tendo em conta problemas que são conhecidos por todos – a diminuição do número de sócios, a estagnação e desinteresse da comunidade), e, portanto, como ultrapassar essas situações.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Manny Brito, à direita, da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, an sua intervenção; na imagem estão ainda Diego Lopes e Jéssica Brito

Para além do presidente Fernando Grilo, da direcção da UCLAN estiveram ainda Michael Valente (tesoureiro), Joe Barros (vice-presidente) e Tânia Resendes (secretária).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O tesoureiro Michael Valente, da UCLAN

Entre os membros da União a marcar presença no encontro, contam-se o anfitrião Manuel Pereira (Barcuense) Judite Silva e Suzana Campos (Rancho Folclórico “Dança na Eira”), Jack Barreira (Casa do Minho), Florival Romano (Rádio Luso-American), José Lima (Lar dos Leões de New Jersey), Abílio Timóteo (“A Eira”), Sydney Ferreira (Clube Açores), Manny Brito, Diego Lopes e Jéssica Brito (Casa do Concelho de Arcos de Valdevez), Tânia Resendes (Banda Filarmónica de N.ª Sr.ª de Fátima) e Jorge Pereira (Casa de Trás-os-Montes).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O cônsul-geral dirigindo a palavra aos presentes

O vereador pelo Bairro Leste, Michael Silva, que assumiu funções no início do mês de Julho, aproveitou igualmente a ocasião para se apresentar formalmente à liderança da UCLAN e dos seus membros, dizendo-se disponível para, na medida do possível, corresponder às necessidades de todas as associações lusas do Bairro Leste.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A intervenção do vice-presidente Joe Barros (esq.), vendo-se ao centro o Vereador Michael Silva

O legislador municipal disse ainda estar a trabalhar arduamente para fazer das comemortações do Dia de Portugal em Newark um evento cada vez melhor, digno e altamente respeitado, procurando envolver as autoridades e a liderança da comunidade.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jack Barreira, em representação da Casa do Minho

Deixou a certeza de que o seu gabinete – tanto na Câmara como na “Little City Hall” – está sempre disponível para quem lhe bater à porta.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Manuel Pereira, à esq., e três representantes do Rancho Folclórico “Dança na Eira”, incluindo a sua mais alta responsável, Judite Silva
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Sydney Ferreira, do Clube Açores