Newark: Sport Club Português celebrou 101.º centenário com grande êxito

Na noite de sábado, 3 de Dezembro, o Sport Club Português, localizado no bairro do Ironbound, em Newark, NJ, liderado por seu presidente, Jack Costa, celebrou com um jantar de gala o seu centenário. A comemoração contou com a presença com diversas personalidades locais, além do Embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes.

. Discurso emocionado do Embaixador:

Durante seu discurso, Lopes lembrou que, ainda no tempo de estudante de diplomacia, há aproximadamente 37 anos, visitou o Ironbound, quando na ocasião conheceu o Sport Club Português, portanto, era um prazer imenso poder discursar naquela noite sobre a instituição que nunca saiu-lhe da memória desde a juventude.

. Do sonho de poucos ao futuro grandioso:

A idéia da criação do Sport Club Português surgiu em 1920. Os residentes portugueses que viviam em Newark, NJ, reuniram-se e discutiram a criação de um clube que permitisse aos amigos reunirem-se num espaço não só para conhecerem- se melhor, mas também para homenagear e também dignificar os portugueses que viviam nos EUA. A primeira reunião foi realizada para discutir a organização da ideia. No primeiro encontro, estiveram presentes cerca de vinte e oito portugueses.

. Inauguração oficial:

Após um ano de reuniões e planeamento cuidadoso, o clube português foi inaugurado oficialmente no dia 17 de Dezembro de 1921. A incorporação foi oficializada pouco mais de um ano depois, em 6 de abril de 1922. O clube começou originalmente como um teatro, uma secção de desporto e uma Orquestra composta por vários indivíduos. Aproximadamente duzentos dos imigrantes portugueses, na sua maioria homens, eram todos sócios do Clube Desportivo Português (SCP) à época.

. A grande adesão dos residentes e o crescimento gradativo:

Quase todos os portugueses residentes em Newark eram sócios do Clube Desportivo Português. Curiosamente, como naquela época havia poucas mulheres portuguesas na cidade, portanto, às vezes, os papéis femininos no grupo de teatro do Sports Club Português eram interpretados por homens. Com o passar dos anos, o clube consolidou cada vez mais a sua presença na região.