Newark ultrapassa objectivo do programa “House América” para moradores de rua, diz Baraka
A cidade de Newark , NJ, aproxima-se da meta determinada pelo programa federal “House America”, o qual visa resolver o problema que aflige os moradores de rua. Tal programa é possível graças a verba do “Rescue Plan” e outros recursos, anunciou o “mayor” Ras Baraka, na terça-feira (6).
Baraka detalhou que Newark juntou-se ao “House America” em 2022. Desde então, a cidade encontrou abrigo para 529 ex-moradores de rua e acrescentou 6.600 habitações de baixa renda ao seu “sistema de desenvolvimento” com a ajuda de verba federal e assistência técnica do Departamento Federal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD). Newark faz parte de 105 municípios em 31 estados, territórios e o Distrito de Colúmbia que juntaram-se à iniciativa.
“Juntamo-nos à iniciativa histórica da Márcia Fudge, secretaria do HUD, como parte do nosso compromisso para zerar os moradores de rua na cidade de Newark”, disse Baraka.
“Abrigo é fundamental nas necessidades humanas e, portanto, acreditamos que a habitação é um direito humano fundamental”, acrescentou.
Conforme a contagem anual do Condado de Essex, Newark apresentava o índice mais alto de moradores de rua: 1.695.
Baraka acrescentou que as autoridades municipais estão adotando “passos criativos e pioneiros” para solucionar o problema da falta de abrigo em nível municipal.
“A nossa participação no ‘House America’ é um exemplo de como a colaboração pode maximizar o impacto”, concordou Luís Ulerio, líder do Newark’s Homelessness.
“Isso é exactamente o que o nosso plano estratégico para acabar com o problema dos moradores de rua em Newark conquistará”, concluiu.