NEWARK. Vem aí o LUSO-AMERICANO TV, para informar, divertir e crescer

A partir de Janeiro de 2025, o jornal LUSO-AMERICANO passará a ter uma componente audio-visual televisiva, tornando-se assim no primeiro órgão de comunicação comunitário em português nos Estados Unido a dar este importante passo de modo a servir anda mais convenientemente a sua vasta audiência, quer nos Estados Unidos como também em Portugal e no resto do mundo.

O LUSO-AMERICANO TV resulta de uma parceria com a produtora WNN (Worldwide News Network), recentemente formada na cidade de Newark.

Foto: JORNA LUSO-AMERICANO | Aspecto de uma das áreas dos estúdios da WNN, em Newark, NJ

“Numa primeira fase, a programação estará disponível nas plataformas sociais e na plataforma YouTube”, pode-se ler num comunicado tornado público pelas duas entidades. Para uma fase mais avançada, “está a ser delineada uma aplicação própria que permitirá a difusão do canal em múltiplas plataformas IPTV (Internet Protocol Television), e em sinal aberto, por cabo e satélite”.

 Paul Matinho, diretor de operações do jornal LUSO-AMERICANO, considera “tratar-se de um projecto ambicioso que tem por objectivo levar mais opções de informação às comunidades que servimos há mais de 90 anos. O lema do LUSO-AMERICANO sempre foi o de bem servir e o investimento numa plataforma televisiva surge naturalmente, indo ao encontro das necessidades da nossa comunidade através das dinâmicas tecnológicas que permitem hoje uma maior abertura e diversidade comunicativa”.

Foto: JORNA LUSO-AMERICANO | Os estúdios da WNN, no Ironbound, já operacionais

Ricardo Durães, jornalista e fundador da WNN, diz que “a nossa empresa surge no mercado da comunicação de modo a trazer mais opções a uma audiência cada vez mais diversificada. O mercado português”, nota, “é deveras importante e esta parceria com o mais antigo e representativo jornal da comunidade é uma aposta que permite chegar a novas gerações e, por conseguinte, abrir novas perspectivas”.

Como parte de uma inovadora grelha de programação, a partir de Janeiro, e todos os sábados, pelas 6:00 horas da tarde, será transmitido O LUSO AMERICANO MAGAZINE, um jornal nacional com apresentação de Lúcia Antunes e Angélica Pinto. Diariamente, será também apresentado um segmento de notícias em português e outro em espanhol.

O desporto será igualmente tema central, com a apresentação do programa GOAL IN todas as segundas feiras, com a presença dos comentadores Victor Araújo, Bruno Ferreira, Cristiano Libório e João Machado e apresentação de Ricardo Durães.

Com objectivos delineados, o LUSO-AMERICANO TV espera, em Maio de 2025, produzir 4 horas diárias de conteúdos, cumprindo assim um plano estrutural de implementação.

Acrescente-se que a WNN foi fundada em Abril de 2024 por Ricardo Durães e Márcio dos Santos, dois profissionais da comunicação social com vasta experiência em mercados étnicos.