NEWARK: VICE-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DOS EUA ESTEVE NO LICEU EAST SIDE

Por HENRIQUE MANO | News Editor | em Newark, NJ

A vice-secretária de Educação dos Estados Unidos, Cindy Marten, esteve quarta-feira, 30 de Março, no Liceu East Side, no Ironbound. Aquele membro da administração Biden foi recebido na unidade escolar da Van Buren Street pelo seu director, o português Mário Santos. Marten era acompanhada pelo superintendente escolar da cidade de Newark, Roger Léon, a quem, já no East Side, se juntou o presidente da Newark Teachers Union, John M. Abeigon, que representa cerca de 4 mil educadores.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O director Mário Santos, à dir., dá as boas-vindas à vice-secretária de Educação Cindy Marten, à sua chegada ao Liceu ‘East Side’

A deslocação da vice-secretária de Educação surge no âmbito do programa pioneiro ‘Teacher Academy’ que o Liceu East Side desenvolveu, de formação antecipada de futuros professores. A iniciativa pretende captar, ainda no ensino secundário, alunos que mostrem inclinação para seguir o professorado, criando condições para que abracem a carreira.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vice-secretária de Educação Cindy Marten com o superintendente escolar Roger Léon, o director Mário Santos e dois alunos do Liceu East Side e do Liceu Universitário que a esperavam

“Foi uma honra termos tido aqui a vice-secretária de Educação, sobretudo como forma de reconhecer o nosso programa de formação de professores e a sua visão de futuro”, afirma o director Mário Santos, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O director Mário Santos na sua intervenção

Na sala ‘Vereador Augusto Amador’ daquele liceu, Cindy Marten trocou impressões com cerca de meia centena de jovens alunos integrados no ‘Teacher Academy’, dizendo-lhes que, mas que uma ocupação, ser professor é um projecto de vida. “Se puderem, enviem uma mensagem àquele professor que vos inspirou a escolher esta profissão – tenho a certeza de que isso fará toda a diferença”, desafiou.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vice-secretária de Educação Cindy Marten dirigindo-se aos presentes na sala ‘Vereador Augusto Amador’ do Liceu East Side

Alguns dos estudantes presentes puderam igualmente colocar questões à vice-secretária e expor os seus anseios e ambições profissionais.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vice-secretária de Educação Cindy Marten e o superintendente Roger Léon com os alunos presentes

“A minha mensagem para estes alunos é a de que acreditamos neles e, através do Programa de Recuperação Económica do presidente Biden, estamos a criar condições para que tenham um futuro promissor na carreira”, garante Cindy Marten, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “O programa gera recursos precisamente para que programas como o ‘Teacher Academy’ possam existir e funcionar.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Algumas das entidades presentes

O membro da administração norte-americano disse levar “as melhores das impressões” do Liceu East Side, “onde reparo existir um conjunto de pessoas que se preocupa profundamente pelos alunos e pelo seu bem-estar. Profissionais que saíram aqui da comunidade e que, agora, investem nas próximas gerações.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O director Mário Santos e a vice-secretária de Educação Cindy Marten no seu gabinete em pose para o jornal LUSO-AMERICANO

A visita terminou com o convite, feito por um dos alunos, para que Cindy Marten seja a figura de honra na próxima cerimónia de formatura do Liceu East Side.

Recentemente, o ‘Teacher Program’ recebeu um subsídio de 100 mil dólares da American Federation of Teachers, num reconhecimento plausível ao sucesso que tem vindo a alcançar.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do Liceu ‘East Side’

O sistema público de ensino na cidade de Newark engloba cerca de 38 mil estudantes, incluindo os do Liceu Universitário, que desenvolve programa idêntico ao do East Side e que marcou presença no evento no Ironbound.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *