NJ: Seis tornados derrubam árvores e fios eléctricos no Estado Jardim
Na noite de sábado (1), seis tornados passaram por New Jersey, informou o Serviço Meteorológico Nacional (NWS). As autoridades detalharam que os tornados ocorreram nas cidades de Crosswicks (Burlington), Allentown e Cream Ridge (Monmouth). Não foram registrados mortes ou ferimentos em New Jersey.
Os especialistas detalharam que os tornados provocaram ventos de até 90mph, conforme o escritório do NWS em Mount Holly. Uma pessoa morreu em decorrência das tempestades no Condado de Sussex (DE).
Os arquivos revelaram que em 15 de Novembro de 1989 ocorreram sete tornados em apenas um dia, portanto, o fenômeno de sábado não chegou a bater o recorde.
Anteriormente, tornados foram registrados nas áreas de Sea Girt, Cinnaminson, Moorestown, Howell e Jackson. Os tornados que ocorreram no litoral provocaram ventos de 130mph, atingindo o nível EF-2 na escala Fujita. Tal escala vai de EF-0 (ventos abaixo de 85mph) a EF-5 (ventos acima de 200mph)
Os dois tornados que ocorreram no Condado de Burlington e os confirmados em Allentown e Cream Ridge atingiram o nível EF-1, informou o NWS.
Uma outra tempestade ocorrida no Condado de Burlington, que atingiu Palmyra e Riverton, foi considerada somente a ocorrência de ventos e não um tornado. A tempestade nas duas cidades provocaram ventos de até 100mph.
Os arquivos revelaram que o ano em que o Estado Jardim teve mais tornados foi em 1989, quando foram registrados 19 tornados ao longo do ano. Desde então, o índice mais alto foi registado em 2021, com 13 tornados em todo o estado. Esses dados foram publicados pelo NJ Agriculture Experiment Station.