No seu 10.º discurso à cidade, Ras J. Baraka faz uma retrospectiva dos seus anos e objectivos alcançados enquanto ‘mayor’
Na passada terça-feira, o ‘mayor’ de Newark, Ras J. Baraka, dirigiu-se aos habitantes da cidade, num discurso proferido no New Jersey Performing Arts Center.
Durante o mesmo refletiu sobre os objectivos alcançados durante a década em que está no poder, detalhando alguns destes que contribuíram para melhorar dos habitantes:
– na segurança, a taxa de crimes em Newark reduziu em 2023: roubos baixaram 16%, roubos de automóveis 24%, e tiroteios não-fatais baixaram 36%;
– 61 novos polícias foram contratados este ano, juntamente com 9 novos bombeiros;
– foi assegurado mais de $5.4 milhões em doações federais para novo staff e equipamento para a divisão de bombeiros;
– está nos planos contratar de 70 a 100 novos bombeiros em 2024.
Mencionou a redução de 57,6% na população sem-abrigo, anunciando o desenvolvimento do “primeiro serviço de mensagens de texto para permitir que membros da cidade alertem as nossa equipas para pessoas que precisam de abrigo ou ajuda”.
Entre outros pontos extremamente importantes do seu discurso, devem-se destacar o facto de mais de 100 jovens terem participado no programa de estágios, aprendendo sobre o funcionamento interno da cidade; na habitação, mais de 20% passou a ser destinada a habitações acessíveis com a actualização do regulamento de zoneamento; $921mil foram destinados para ajudar a evitar o despejo de 69 famílias; na saúde, houve um aumento da triagem (para 43%) da detenção da presença de chumbo nas crianças (que diminuiu de 52%); houve um aumento de 36% das famílias que recebem assistência alimentar, e um aumento de 193%, de crianças que receberam serviços de imunização; ampliação da rede de wi-fi gratuito em Newark, em parceria com a Rutgers University.
Entre agradecimentos e conquistas, o ‘mayor’ terminou o seu discurso com palavras inspiradoras e de incentivo para todos os que vivem ou trabalham na cidade: “Eu nunca duvidei das pessoas daqui, mesmo nos momentos mais difíceis. Eu acredito no melhor de todos nós e acredito que o que quer que façamos juntos nunca pode ser impossível”.