NOVA IORQUE | 50.ª GALA ANUAL E ENTREGA DE PRÉMIOS DA NYPALC
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Long Island, NY
O salão nobre do Portuguese-American Center of Suffolk de Farmingville, na região nova-iorquina de Long Island, acolheu dia 1 de Outubro a 50.ª Gala Anual da NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Conference), onde foram entregues os prémios anuais da organização.
O evento contou com a presença da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, e marido, Glynn Lowe, do “supervisor” de Lewisboro, NY, António Gonçalves, do vereador Dennis Walsh, do município de Hempstead do Norte, da presidente do PALCUS, Katherine Soares, e do jornalista luso-americano John Dias, da estação CBS em Nova Iorque (que foi igualmente um dos mestres-de-cerimónia da noite, a par de Crystal Fernandes).
Durante a noite, foram entregues os prémios aos recipientes do ano passado (que, dada a situação de pandemia, ainda não os tinham recebido) e aos de 2022; no tocante aos premiados deste ano, eles são: Elizabeth Ferreira (“Mulher do Ano”), Manuel Rodrigues (“Homem do Ano”), Juliana Fidalgo (“Jovem do Ano”), José Brito (“Jovem do Ano”), Alice Almeida (“Educadora do Ano”), Graça Dinis (“Prémio de Vida”), Portuguese-American Club de Mount Vernon (“Direcção do Ano”) e Fernando Rodrigues e Amândio Teixeira (“Empresários do Ano”). Também foram declarados os Carros Alegóricos do Ano na Parada do Dia de portugal, tendo o prémio sido partilhado entre o Long Island Portuguese Leo Club e o Alheirense Cultural Center.
O papel de oradora da noite, com uma mensagem a exaltar o papel do serviço público e a integração da comunidade na sociedade americana, coube à cônsul-geral Luísa Pais Lowe.
A direcção da NYPALC inclui os seguintes elementos: Rosa Leal (presidente), Tony Castro (presidente emérito), Lisa Valente (vice-presidente), Carla Pinto (secretária), Steve Cruz (secretário), Ermelinda Gomes e Crystal Fernandes (tesoureiras). São directores: Sandra Araújo, Tatyana Cruz, Janice Duarte, Virgínia Feitoza, Marília Ferreira, Daniel Gomes e Carlos Santos.