NOVA IORQUE: A CAMINHO DOS 50 ANOS, CENTRO PORTUGUÊS DE FARMINGVILLE JÁ TEM NOVOS CORPOS DIRECTIVOS EM FUNÇÕES

• Por HENRIQUE MANO | Farmingville, NY

O dinâmico Portuguese-American Center of Suffolk (PACS) de Farmingville, na região nova-iorquina de Long Island, elegeu recentemente – em plenário – os seus corpos directivos para o ano em curso. São dezenas de voluntários que, desta forma, garantem a continuidade do funcionamento da agremiação, que, fundada a 1 de Abril de 1976, caminha a passos largos para o seu meio século de existência.

Para o cargo de Presidente da direcção, foi eleito Miguel Teresa, emigrante natural da freguesia de Évora de Alcobaça, distrito de Alcobaça, radicado desde 1986 em Long Island. Com cerca de três décadas de associativismo, Tereso assumiu pela primeira vez um cargo directivo no PACS em 2015, como vice-presidente de Jack Cunha; em 2017 seria vice-presidente da direcção de Abel da Ponte, no ano seguinte da de Jack Silva, em 2019 e 2022 da direcção de Leontina Rodrigues e em 2023 da de Maria Portal. Este ano sucede a Sandra Araújo.

“Tenho um profundo orgulho em assumir este cargo”, diz o Presidente Miguel Tereso em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO, na sede do PACS, “sobretudo depois da confiança que os associados depositaram em mim. Vou tentar corresponder à expectativa de que poderei ser uma mais-valia para a casa, dando o meu melhor”.

Tereso diz sentir a responsabilidade que representa “honrar um legado que nos deixa os pioneiros que edificaram e mantiveram este Centro, o que não é tarefa pequena”.

O PACS de Farmingville congrega hoje cerca de meio milhar de membros, “portugueses e de outras nacionalidades – são todos bem-vindos”, e tem, entre as suas infra-estruturas, o Rancho Folclórico “Aldeias de Portugal”, a Escola “Antero de Figueiredo”, uma equipa de futebol, um grupo de jovens e um restaurante aberto de segunda-feira a domingo, a servir jantares e almoços.

“Temos um Grupo de Jovens como forma de manter esse elo às novas gerações, tentando criar comdições para que frequentem o Centro e garantam o seu futuro”, nota.

O líder asociativo garante que a agremiação está bem de saúde financeira, tendo inclusive já paga a sua sede social – que passou por várias obras de remodelação com a generosa ajuda dois sócios.

“O nosso objectivo é servir a comunidade lusa e os nossos associados da melhor forma possível e tal só se fará com a colaboração de todos”, afirma Miguel Tereso, apelando: “venham ao Centro, estamos aqui para vos receber com o respeito que merecem”.

🇵🇹PORTUGUESE-AMERICAN

CENTER OF SUFFOLK🇺🇸

Direcção de 2025

➢President: MIGUEL TERESO

➢Vice-presidentes: LINO MOREIRA, RUI MONTEIRO, CELSO FERREIRA e MÁRIO SANTOS

➢1.ª tesoureira: VÂNIA CATARINO

➢2.ª tesoureira: SARA DIAS

➢1.ª secretária: SANDRA FERREIRA

➢2.ª secretária: A. CATARINA FERREIRA

➢3.º secretário: CARLOS FERREIRA

➢Secretário | Quotas: FERNANDO TRINDADE

➢Relações Públicas e contratos: CELINA TAVARES

➢Comissão de Festas: LEONTINA RODRIGUES, ALEXANDRE SERRA e JAIME SOUSA

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

➢Presidente: JUDITE CONSTANTINO

➢Vice-presidente: LUDOVINO CORREIA

➢1.ª secretária: FÁTIMA WARD

➢2.º secretário: ALEXANDRE VIEIRA

COMISSÃO DE INSTRUÇÃO E RECREIO

➢Directora: NÍDIA VAZ-CORREIA

➢Tesoureira: MELISSA COSTA

COMISSÃO DE CULTURA E ARTES

➢Director: MANUEL OLIVEIRA

COMISSÃO DESPORTIVA

➢Director: ALEXANDRE VIEIRA

SENHORAS AUXILIARES

➢Directora: CELINA TAVARES

GRUPO DE JOVENS

➢Directora: ELOÍSE PORTAL

CONSELHO FISCAL

➢Presidente: EDUARDO FERNANDES

➢Secretário: FRANCISCO BRITO

➢Relatora: LIZA GALVÃO