NOVA IORQUE | Administradora da AICEP considera loja The Fantastic World of the Portuguese Sardine “uma bandeira de Portugal em plena Times Square”
• Por HENRIQUE MANO | News Editor | Nova Iorque
A administradora da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Joana Gaspar, visitou recentemente a loja “The Fantastic World of the Portuguese Sardine”, situada em Times Square, no coração de Nova Iorque. O espaço, aberto há mais de dois anos pelo empresário português António Quaresma, fundador do grupo O Valor do Tempo, tem sido descrito como uma verdadeira “embaixada emocional” de Portugal no centro do mundo.
Impressionada com o conceito e o impacto visual da loja, Joana Gaspar não poupou elogios.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A administradora da AICEP, Joana Gaspar, e o director da agência portuguesa de investimento em Nova Iorque, Carlos Moura, na visita à única loja do grupo português o Valor do Tempo no estrangeiro

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A administradora da AICEP, Joana Gaspar, o director da agência portuguesa de investimento em Nova Iorque, Carlos Moura, e a técnica Virgínia Feitoza na visita à única loja do grupo português o Valor do Tempo no estrangeiro
“É maravilhoso, é uma bandeira de Portugal, está identificada como Portuguese Sardine, portanto, não há que duvidar. Mas acho que, primeiro, é uma loja muito bonita, com um marketing muito bonito e uma imagem muito bonita. Mas, ao mesmo tempo que é moderno, que é inovador, é muito a puxar à tradição – com as sardinhas, com a indústria conserveira, que é uma indústria fundamental da economia portuguesa. É uma honra termos aqui esta loja, é fantástico, é muito bom”.
A administradora da AICEP sublinhou ainda o papel da agência no apoio às empresas portuguesas que procuram expandir-se para os Estados Unidos:

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A administradora da AICEP, Joana Gaspar, o director da agência portuguesa de investimento em Nova Iorque, Carlos Moura, e a técnica Virgínia Feitoza na visita à única loja do grupo português o Valor do Tempo no estrangeiro
“A AICEP é um organismo governamental que apoia todas as empresas portuguesas que queiram vir para Nova Iorque – seja abrir uma loja, seja vender os seus produtos através de outras lojas. É isso que nós fazemos. Na delegação da AICEP em Nova Iorque, mas também com as outras duas que temos nos EUA, em Chicago e São Francisco, apoiamos muitos milhares de empresas portuguesas que já exportam para os EUA. E queremos continuar a fazê-lo, porque queremos ajudar as empresas nacionais a penetrar no mercado norte-americano, que pode ser muito bom para elas e para a economia portuguesa”.
Durante a visita, onde se fez acompanhar pelo director da AICEP em Nova Iorque, Carlos Moura, Joana Gaspar realçou ainda o valor simbólico e cultural de uma iniciativa como esta, que dá a conhecer o melhor de Portugal a quem passa por uma das praças mais movimentadas do planeta.
“Serve para dar a conhecer aquilo que Portugal faz de melhor. E fazemos muitas coisas boas – não temos fast fashion, não temos fast design, mas temos high quality design. E isso é muito importante de ver”.
Com a presença da administradora da AICEP, a visita à loja em Times Square reforçou a importância da promoção das marcas e da criatividade portuguesa além-fronteiras – e confirmou o espaço idealizado por António Quaresma como um símbolo moderno e vibrante de Portugal no mundo.

