NOVA IORQUE. Chefes portugueses de cozinha ajudaram a angariar 1,2 milhões para causa social

Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

Dois chefes de Portugal e um luso-americano participaram num evento de gastronomia em Manhattan que rendeu 1,2 milhões de dólares para a organização “City Meals on Wheels”, que combate a fome na região metropolitana de Nova Iorque.

A 26.ª edição do “Sunday Supper Hosted by Chef Daniel Boulud” reúne anualmente uma mão-cheia de profissionais de culinária na cozinha do “Daniel”, em Manhattan (considerado um dos melhores espaços de restauração dos Estados Unidos) – e, este ano, Portugal fez-se representar pelos chefes Marlene Vieira e Mário Cruz e pelo chefe luso-americano Anthony Gonçalves.

Os tr es chefes portugueses entre o grupo de profissionais de culinária em frente ao restaurante “Daniel”: Anthony Gonçalves (2.º da esquerda), Marlene Vieira (4.ª da esquerda) e Mário Cruz (3.º da direita)

Vieira, com 30 anos de carreira, tem o seu nome associado a dois restaurantes na capital portuguesa: o Zunzum Gastrobar e o Marlene, marcando ainda presença no espaço Time Out Market em Lisboa. Foi ainda jurada do concurso MasterChef Portugal.

Os chefes Mário Cruz (à esquerda) e Marlene Vieira

Já Mário Cruz, de raízes minhotas, é “sous-chef” do “Marlene”, tendo, assim, feito a sua estreia nova-iorquina.

Anthony Gonçalves é um dos nomes luso-americanos mais destacados da cena gastronómica, mantendo há anos um restaurante (“Kanopi”) no 42.º andar de uma torre em White Plains, NY, onde aposta na cozinha das suas raízes.

Para o evento a favor da ‘City Meals on Wheels’, juntaram-se também ao conceituado Daniel Boulud os chefes William Bradley (do “Addison”, de San Diego, CA), Stėphane Grattier (“Boulangerie Christophe”, Georgetown, Washington, DC), Virgilio Martinez (“Central”, Lima, Peru) e Mawa McQueen (“Mawa’s Kitchen”, Aspen, CO).

O restaurateur Daniel Boulud com o grupo de chefes e outros profissionais que tornou possível o evento

Os 1,2 milhões angariados servirão por inteiro para a confecção e distribuição de 120 mil refeições a nova-iorquinos idosos.

“Durante 26 anos, o Sunday Supper mostrou como os nova-iorquinos que se preocupam com o próximo podem fazer a diferença para os mais vulneráveis da cidade – os idosos em casa. Cada refeição que a Citymeals entrega é um compromisso para manter os nossos vizinhos mais velhos bem nutridos e conectados”, dizx o chef Daniel Boulud, eww comunicado de imprensa.

O chefe Anthony Gonçalves e a esposa Andreia Gonçalves com o conhecido chefe Daniel Boulud

Para o evento, a chefe Marlene Vieira confeccionou um Tuna Tartare Pani Puri e um Bacalhau com Arroz Cremoso de Berbigão à Bulhão Pato.

Desde que o “Sunday Supper” no restaurante “Daniel” arrancou, foram já canalizados mais de 15 milhões de dólares para a organização de apoio a idosos em casa incapacitados de ir às compras ou cozinhar para si próprios.

A “City Meals on Wheels”: foi criada em 1981 e já distribuíu cerca de 70 milhões de refeições.