NOVA IORQUE | Consulado-Geral com “balanço positivo” de dois anos de trabalho

• Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

Numa mensagem de Boas Festas à comunidade da sua área de jurisdição, a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, faz uma retrospectiva do ano agora a findar e traça novos planos para o que se aproxima.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

A diplomata começa por considerar que “2024 foi o ano das grandes mudanças, medidas e iniciativas para o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque, num esforço multidimensional para prestar um melhor serviço à comunidade portuguesa e representar Portugal em Nova Iorque com relevância e dignidade”.

Ao longo do ano, prosseguiram as chamadas visitas consulares regulares aos clubes portugueses do Estado de Nova Iorque, que “têm sido feitas numa óptica de inclusividade e equilíbrio, frequentemente com um substancial reforço da nossa equipa e meios técnicos, assim como valências adicionais nas áreas do ensino do Português e dos serviços de Segurança Social” – nota.

Em pouco mais de dois anos, este serviço consular levou a cabo 44 visitas consulares, em que foram atendidos perto de dois mil utentes e praticado idêntico número de actos consulares.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, no seu gabinete de trabalho

A mudança das instalações consulares constitui aquilo que Luísa Pais Lowe designa como sendo “game changer”, oferecendo “condições muito mais confortáveis aos nossos utentes e funcionários. Com o novo espaço, reforça-se em muito a visibilidade e o posicionamento estratégico de Portugal em Nova Iorque, também porque temos os escritórios da AICEP em Nova Iorque e do Turismo de Portugal nos EUA em co-localização connosco”.

E acrescenta: “Consolidámos os serviços consulares investindo cada vez mais na sua digitalização e agilização, modernizando totalmente o parque informático do Consulado-Geral durante a mudança de instalações, o que torna os serviços mais rápidos e ágeis. Prosseguimos uma actividade intensa de informação à comunidade, quer através de acções presenciais, quer através da nossa Newsletter trimestral e das redes sociais”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Uma das salas das instalções do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

Em parceria com o Instituto Camões, “reforçámos a acção consular na promoção do ensino do português, no apoio ao talento luso nas áreas científica, académica e empresarial, assim como na vertente cultural”.

Em 2025, Portugal assumirá a Presidência do EUNIC Nova Iorque, que nesta cidade agrega os institutos de cultura e língua dos Estados Membros da União Europeia, no caso de Portugal o Instituto Camões.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

CONNECTICUT | Melhorias no Consulado Honorário

A cônsul-geral considera ter prestado “uma atenção acrescida ao estado de Connecticut, que integra esta área de jurisdição consular e tem uma grande comunidade portuguesa e luso-americana”.

Esse apoio materializou-se no estabelecimento de serviços permanentes diários de Cartão de Cidadão no  Consulado Honorário dependente, em Naugatuck, “o que tem facilitado muito a vida aos utentes que dele necessitem em Connecticut”, sublinha.

“Também iniciámos serviços regulares de segurança social e realizámos várias visitas oficiais com enfoque na comunidade portuguesa e nas dimensões política, económica e empresarial”, diz, a terminar.