NOVA IORQUE: Consulado-Geral de Portugal já funciona em novas instalações

POr HENRIQUE MANO | Nova Iorque

Após funcionar 11 anos num edifício da Segunda Avenida de Manhattan, em partilha de instalações com a Missão Permanente de Portugal junto da ONU, o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque está agora no 17.º andar do edifício 757 da Terceira Avenida. Após um longo processo de mudança, e sem nunca interromper os serviços consulares, as novas instalações agregam os serviços consulares e os escritórios da AICEP e do Turismo de Portugal.

“Tivemos de adaptar o espaço às necessidades destas três agências do Governo muito distintas”, nota a cônsul-geral Luísa Pais Lowe, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO, “embora a entidade titular do espaço seja o Consulado-Geral. Mas juntos promovemos de forma mais visível o País em Nova Iorque”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A áre de recepção nas novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

A diplomata realça que “o nosso objectivo principal é servir a comunidade e dar aos nossos utentes um maior conforto, um espaço mais aprazível”, revelando que o Consulado-Geral dispõe agora de “um parque informático completamente novo. A acessibilidade também melhorou, porque estamos mais perto da Grand Central Station”.

A escolha das actuais instalações, diz ainda, resultou de um longo processo que se arrastou por um ano e meio, “durante o qual avaliámos 42 escritórios”.

As marcações no Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque, “para já”, continuam a ser feitas pela plataforma de agendamento sediada em Portugal, lembra a cônsul-geral, que aconselha “vivamente” a activação da chave digital e refere: “só é necessário vir ao consulado para fazer o cartão de cidadão, o passaporte ou assinar um documento notarial; tudo o mais já pode ser feito pelo correio, mediante envio dos documentos, quer para pedir a nacionalidade, quer para registar o casamento, um certificado de bagagem, etc.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A actual equipa de trabalho do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A cônsul-geral Luísa Pais Lowe no seu gabinete de trabalho

O Consulado-Geral conta presentemente com equipa de 6 funcionários, estando a decorrer um concurso para preenchimento de uma vaga. A cônsul-geral reconhece que “a maior dificuldade com que nos debatemos é o atendimento telefónico e de correio electrónico. Recebemos centenas de emails e chamadas por dia”.

Ainda assim, o Consulado-Geral em Nova Iorque (que abarca ainda o estado de Michigan e Porto Rico) está a registar “milhares de actos consulares por ano” e deverá emitir este ano cerca de 1.500 vistos.

Luísa Pais Lowe quer ainda implementar o atendimento a questões ligadas à Segurança Social em Portugal, através da adida Ana Relvas, e dinamizar ainda mais questões ligadas ao ensino através do coordenador adjunto José Carlos Adão.

“Queremos que este consulado se torne num pólo multilateral de serviços e de promoção de Portugal”, conclui.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque

A cônsul-geral deixa uma mensagem às comunidades lusas da sua área de jurisdição, prometendo para breve o regresso das visitas consulares: “este processo de mudança foi muito intenso; desde Junho que não vamos aos clubes fazer as nossas visitas consulares. Queria dizer que de forma alguma as nossas comunidades estão esquecidas. Tivemos que nos concentrar na mudança e em pôr isto a funcionar. Peço para as pessoas estarem atentas, no final de Agosto vamos dar novidades e em Setembro vamos voltar ao terreno”.

Para compensar a ausência destes meses, Luísa Pais Lowe espera poder efectuar duas visitas consulares em Setembro e duas em Outubro, “mas tudo depende dos funcionários que tivermos na altura”.

CONSULADO-GERAL DE PORTUGAL

Onde fica?

757 3rd Ave #1703 New York, NY 10017

•Tel.: (212) 814-2601