NOVA IORQUE: CONSULADO-GERAL DE PORTUGAL MUDA DE INSTALAÇÕES
Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
O Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque passará, já a partir de segunda-feira, dia 1 de Julho de 2024, a funcionar em novas instalações. O posto manter-se-á em Manhattan, de acordo com um comunicado enviado à redacção do jornal LUSO-AMERICANO – onde desde há mais de 230 anos é um elo forte das relações bilaterais entre Portugal e os Estados Unidos da América.
Nas mesmas “modernas instalações”, pode-se ainda ler no já citado comunicado, ficarão também os escritórios da AICEP em Nova Iorque e do Turismo de Portugal nos EUA.
Assim, a partir de 1 de Julho, o Consulado-Geral terá sede no número 757 da Terceira Avenida (entre as ruas 47 e 48), na suíte 1703 (17.º andar) – em pleno bairro de Midtown (e a meros dois quarteirões de onde funcionou anteriormente nos últimos anos).
Foto: HENRIQUE MANO | Fachada do edifício onde funciona desde hoje, 1 de Julho, op Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque
Foto: HENRIQUE MANO | Fachada do edifício onde funciona desde hoje, 1 de Julho, op Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque
“Será esta a nova Casa de Portugal em Nova Iorque!”, afirma a cônsul-geral Luísa Pais Lowe, acrescentando: “recebam da minha parte e da nossa equipa a garantia de que tudo faremos para que as vossas visitas ao Consulado-Geral constituam uma experiência cada vez mais agradável, prática e simpática”.
Com esta mudança “terminam onze anos de funcionamento nas instalações da Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, no 866 Second Avenue, cuja hospitalidade e apoio muito agradecemos”.
Foto: HENRIQUE MANO | A c consul-geral Luísa Pais Lowe
O comunicado lembra encerrar-se assim “um complexo ciclo de um ano e meio, em que se procedeu à procura, selecção, negociação e fecho de contrato para este nosso novo espaço, num mercado imobiliário extremamente exigente e impiedoso como o de Nova Iorque, a que se seguiram as necessárias obras de adaptação e a instalação dos equipamentos”.
Escreve ainda a diplomata: “nesta fase inicial, tudo será novo, desde as instalações até ao parque informático, mas rapidamente vamos retomar o nosso fluxo de trabalho normal e também, não menos importante, as visitas consulares às nossas comunidades fora de Manhattan”.
O Consulado-Geral irá também acrescentar “em breve” o número de telefone (646) 273-1231 ao que tem actualmente, (212) 814-2601.
O endereço de email mantém-se [email protected] e as marcações continuam a ser feitas através do portal https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login.
UM CONSULADO COM HISTÓRIA
• A presença consular portuguesa em Nova Iorque recua ao ano de 1791, altura em que o seu primeiro representante assume funções: tratou-se de John Abrams, que se manteve no posto até 1799. Abrams foi também Grande-Secretário da Maçonaria de Nova Iorque.
John Abrams
• Natural da ilha da Madeira, “terá sido recomendado por John Pintard (…) e também nomeado, em 1791, vice-cônsul dos EUA na Ilha da Madeira” – pode-se ler na obra em livro “Vidas com sentido – 225 histórias de emigração”, lançada em 2018 pela então cônsul-geral Manuela Barros. No anuário da época, Abrams surgia como sendo “merchant”.
• O 1.º consulado teve assim sede no 58 da Pearl Street, onde hoje funciona o Fraunces Tavern Museum, na baixa de Manhattan.