NOVA IORQUE: Dia Mundial da Língua Portuguesa é assinalado a 5 de Maio
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado a 5 de Maio próximo (quinta-feira) em Nova Iorque, numa iniciativa conjunta entre Portugal e Brasil a que estão convidados todos os países africanos de língua oficial portuguesa. O evento vai ter lugar nas instalações em Manhattan do Consulado-Geral do Brasil, adiantou ao jornal LUSO-AMERICANO o Prof.º José Carlos Adão, coordenador adjunto do ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos da América.
“A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas”, pode-se ler no portal oficial da UNESCO. “Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.
Ainda de acordo com a mesma fonte, “a língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.”
Aquele organismo considera ainda “o multilinguismo um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO.”
De acordo com José Carlos Adão, “vão ser convidadas várias escolas comunitárias de herança e também instituições americanas de ensino”, estando mesmo prevista uma actuação de alunos da ‘Antero de Figueiredo’, agregada ao Portuguese-American Center of Suffolk, sob supervisão da professora Maria Ribeiro.
O evento terá capacidade limitada a 200 pessoas, devendo os cônsules-gerais de Portugal e Brasil (Luísa Pais Lowe e Maria Nazareth Farani Azevêdo) fazer as honras da casa.
Sabe-se já que, a representar Portugal, vai estar a dupla portuguesa ‘Senza’, que aposta forte nos sons da lusofonia como aposta para fazer música portuguesa de qualidade.
“Este dia é comemorado em todo o mundo por diferentes missões diplomáticas, com forte ênfase para actividades em que a língua esteja em evidência”, nota o Prof.º José Carlos Adão, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO.