NOVA IORQUE: DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA MARCADO PELO HUMOR…

• Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

Dizia Schopenhauer que “o bom humor é a única qualidade divina do Homem”. Daí que, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com milhões de utilizadores em todos os continentes, os consulados de Portugal e do Brasil resolveram – este ano – recorrer à comédia para lembrar a contribuição que Camões (e os portugueses) deram ao mundo. Esta língua que, parafraseando Pessoa, é a nossa pátria (e “mátria”), que constrói pontes, gera consensos, ultrapassa gerações, cimenta culturas.

Foi assim no dia 21 de Maio à noite, no Consulado-Geral do Brasil em Manhattan, tendo os cônsules gerais Luísa Pais Lowe (Portugal) e Adalnio Senna Ganem (Brasil) como anfitriões. A recepção reuniu dezenas de figuras da vida lusófona na zona metropolitana.

“Esta parceria entre os consulados gerais de Portugal e do Brasil em Nova Iorque, na organização do evento anual de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, já se tornou uma tradição e potencia a promoção da nossa língua junto de uma audiência maior e mais diversificada”, afirma a cônsul-geral Luísa Pais Lowe, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Este ano apostámos num género diferente: a comédia stand up. É uma forma de celebrar a língua portuguesa com alegria e criatividade!”

Subiram ao palco a dupla de comédia luso-americana “Portuguese Kids”, de Fall River, MA, composta por Derrick de Melo e Brian Martins, e a comediante carioca Luiza Guimarães.

O espectáculo de meia hora contou com momentos de humor dos “Portuguese Kids”, inspirados na sua vivência peculiar como luso-descendentes, e de Guimarães, que vai beber ao seu quotidiano nova-iorquino.

À comédia juntar-se-ia ainda, no final, a gastronomia, numa prova inequívoca de que, afinal, é muito mais aquilo que nos une do que separa…

Ou seja, em português nos entendemos…