NOVA IORQUE | Fado e tango em noite de intercâmbio cultural
As instalações do Consulado da Argentina em Nova Iorque serviram de palco, na semana passada, para uma iniciativa conjunta em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque e ainda o Instituto Camões, I.P. e a Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos.
O evento, intitulado “Tango, Fado & Beyond”, contou com casa cheia e com uma plateia de figuras portuguesas da vida associativa e comunitária do estado de Nova Iorque.
A cônsul-geral de Portugal nesta cidade, Luísa Pais Lowe, considera que o espectáculo “apresentou com paixão os dois géneros musicais tradicionais de Portugal e da Argentina” – numa iniciativa cultural raramente vista na “Bign Apple”.
O músico português Pedro Henriques da Silva juntou-se à pianista argentina Lucía Caruso para uma noite de encantamento que transportou os presentes para dois pólos do mundo – Poertugal e a Argentina. A completar o panorama, estiveram o fadista português Pedro Botas, de New Jersey, e o cantor argentino Carlos Habiague.
Marcou ainda presença a adida para a Segurança Social Ana Relvas, o coordenador-adjunto do Ensino do Português nos EUA, professor José Carlos Adão, a artista plástica Isabel Pavão, o juiz luso-americano do Tribunal Superior de New Jersey, Alberto Santos, e a antiga Presidente do Centro Cultural Português de Danbury, estado de Connecticut, Ana Paula Rebelo.