NOVA IORQUE: FUNDAÇÃO FAMÍLIA CARVALHO FEZ ENTREGA DE 16 MIL DÓLARES A CAUSAS COMUNITÁRIAS

Por HENRIQUE MANO | Mineola, NY

A Fundação Família Carvalho, de Long Island, fez terça-feira, 27 de Agosto, a entrega de dois donativos no montante total de 16 mil dólares a duas causas da comunidade portuguesa local. Desta feita, a Fundação criada em 2016 resolveu abraçar o ensino e a cultura, atribuindo 8 mil dólares à Escola Portuguesa Júlio Dinis e outros 6 mil ao Rancho Folclórico ‘Sonhos e Juventude de Portugal’.

Ambas as organizações são exemplo de tenacidade e perseverança na batalha pela promoção e preservação da língua e costumes portugueses na região nova-iorquina de Long Island, com a Júlio Dinis a completar meio século de existência este ano e o ‘Sonhos e Juventude de Portugal’ a chegar aos 40 anos em 2025.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elementos da família Carvalho e o senador Jack Martins na atribuição do donativo à Escola Portuguesa Júlio Dinis

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elementos da família Carvalho na atribuição do donativo ao R. F. ‘Sonhos e Juventude de Portugal’

A cerimónia de entrega dos donativos teve lugar nas instalações do restaurante Churrasqueira Bairrada, em Mineola, com a presença dos quatro elementos que compõem a Fundação Família Carvalho (Manuel, Jackie, Armando e Hector Carvalho) e do senador estadual Jack Martins, que representa em Albany o Distrito Eleitoral 7 de Nova Iorque. 

“Manuel Carvalho e família são um grande exemplo de como este tipo de gesto é importante para a manutenção da cultura portuguesa na América”, disse o legislador estadual Jack Martins ao jornal LUSO-AMERICANO. “Nunca se esquecem de quem são, de onde vieram e da importância que a comunidade assume não apenas na manutenção dos nosso valores culturais, como, acima de tudo, da língua portuguesa”.

Com a atribuição destes dois donativos, eleva-se para cerca de duzentos mil dólares a soma total de ajudas que a Fundação Família Carvalho, em oito anos, canalizou para as mais variadas causas.

Para Manuel Carvalho, a cerimónia de terça, 8, “representa para já que nós estamos orgulhosos de tudo o que temos conseguido até agora”, realçando “uma vez mais que, sem a comunidade portuguesa, nós não poderíamos fazer absolutamente nada; estes donativos vêm da comunidade para a comunidade, somos apenas o elemento facilitador”.

O responsável máximo pelo R. F. ‘Sonhos e Juventude de Portugal’, Tony da Silva, deixa através da nossa reportagem “um grande agradecimento à família Carvalho, em especial ao Sr. Manuel Carvalho, que há 40 anos que apoia o nosso rancho. Desde o início que nos apoiam, nunca nos deixaram em baixo, sempre nos apoiam e fazem-no de coração. Têm sido um exemplo para a nossa comunidade que não se vê em muitas partes”.

Cina Agostinho Palumbo, directora da Escola Júlio Dinis, agradece igualmente “em meu nome e no da escola à Fundação Família Carvalho pelo donativo e também pelo apoio contínuo que nos têm dado, repetidas vezes – estão sempre disponíveis a ajudar. Este donativo, para a nossa escola, representa uma grande ajuda”.

Também presente à cerimónia, a professora Odete Pereira acrescenta: “é um montante que vai servir de almofada financeira para a escola, para utilização quando for necessário. Somos uma escola que não está agregada a nenhuma instituição e dependemos totalmente deste tipo de apoios”.

Lembre-se que o R. F. “Sonhos e Juventude de Portugal” está agregado ao Mineola Portuguese Center e que a Escola Júlio Dinis funciona em salas alugadas ao distrito escolar local.

Como forma principal de angariação de fundos, a Fundação Família Carvalho efectua anualmente, no mês de Maio, um torneio de golfe em que participam largas dezenas de pessoas.