NOVA IORQUE: PASTEL DE NATA PÕE PORTUGAL NA ICÓNICA GRAND CENTRAL STATION, VISITADA POR MAIS DE 20 MILHÕES DE PESSOAS ANUALMENTE

Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

A marca Joey Bats Café, do empresário luso-americano Joey Batista, está agora disponível no interior da emblemática Grand Central Station, no coração de Nova Iorque. A loja, situada no andar subterrâneo da popular atracção nova-iorquina, na área de restauração, entre as plataformas 107 e 106, abre diariamente das 8:00 AM às 8:00 PM.

Foto: JORNAL HENRIQUE MANO | Joey Batista na sua loja em Grand Central Station

“É como ter um billboard em Times Square”, afirma Joey Batista, que nasceu em Ludlow, MA, filho de emigrantes transmontanos, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “É uma honra estar num espaço destes, por onde passam milhares e milhares de pessoas por dia. Mais do que as vendas propriamente ditas, é mesmo uma questão de marketing, de promoção da nossa marca e mesmo da marca Portugal”.

A Joey Bats Café em Grand Central Station vende apenas, de momento, o pastel de nata tradicional e café espresso da marca Delta, “mas a ideia é a curto prazo acrescentar os refrigerantes portugueses e pastéis com outros sabores”, nota Batista, que mantém ainda presença no Essex Market, Chelseas Market e Queens Night Market.

Foto: JORNAL HENRIQUE MANO | Pastéis de nata em Grand Central Station

“Desde o início, quando me mudei de Massachusetts para Nova Iorque, que o meu objectivo se mantém: promover produtos portugueses junto do consumidor americano e não necessariamente em comunidades lusas, onde os nossos produtos já são conhecidos e estão estabelecidos”, explica. “E como fazê-lo? Com presença em locais com a maior exposição e movimento de pessoas, como a Grand Central Station. O meu plano de expansão deverá passar, a seguir, por Penn Station e Rockefeller Center; quero fazer chegar oi pastel de nata e Portugal ao maior número de pessoas possível”.

O empresário reconhece ter passado por um processo moroso e complicado para a obtenção de autorização para a loja em Grand central Station, “que se arrastou ao longo de quase um ano. Tive de ter o aval da MTA (Metropolitan Transportation Authority) e passar por uma série de aprovações”.

Foto: JORNAL HENRIQUE MANO | A histórica Grand Central Station

A Grand Central Station é um importante terminal de transporte ferroviário em pleno centro de Manhattan, para onde confluem todas as linhas Metro-North a ligar Nova Iorque a diferentes pontos do estado de Connecticut e do condado de Westchester. Absorve ainda a complicada rede do Metropolitano de Nova Iorque, com extensos milhares de utilizadores por dia.

O edifício, considerado de interesse histórico, foi inaugurado em 1913 e é uma das 10 maiores atracções turísticas do género em todo o mundo, recebendo anualmente 21,6 milhões de visitantes.