Nova prisão em Ponta Delgada
O secretário de Estado Adjunto e da Justiça disse ser necessário “trabalhar rapidamente para resolver o problema” do novo Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, depois de o Tribunal ter determinado a abertura de um novo concurso.
Falando aos jornalistas após uma audiência com o líder do Governo dos Açores na sede da Presidência, em Ponta Delgada, Jorge Alves Costa avançou que o ministério da Justiça está “a analisar os impactos” que a decisão do Tribunal vai ter na construção de uma nova prisão em São Miguel. Segundo disse, o Governo da República está “firmemente empenhado em rapidamente encontrar a melhor solução para resolver o problema”. O secretário de Estado reforçou que a construção de uma nova cadeia na ilha açoriana é uma “prioridade” do ministério tutelado por Catarina Sarmento e Castro. Jorge Alves Costa destacou que, apesar de “não ser uma solução para o futuro”, o ministério de Justiça investiu cerca de um milhão de euros nos “últimos tempos” na recuperação do edifício da actual prisão de Ponta Delgada.
“Não é um estabelecimento prisional esquecido. Sabemos que não tem as melhores condições. É o estabelecimento mais antigo do país. Não tem as melhores condições e queremos trabalhar rapidamente na alternativa que passa pela construção de um estabelecimento novo”, insistiu.