Nova variante já chegou a 25 países europeus, incluindo Portugal
A nova variante do SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido já foi detetada em pelo menos 25 países europeus, incluindo a Rússia.
O director regional europeu da Organização Mundial de Saúde lembrou, que o novo coronavírus, como todos, “muda com o tempo” e garantiu compreender o alarme pelo surgimento de variantes, como identificada em Setembro no Reino Unido.
Em conferência de imprensa, o belga Hans Kluge defendeu que todos os países europeus devem aumentar esforços para apurar sequências genéticas de amostras do vírus e trocar informações sobre elas.
O responsável do departamento imunológico da OMS Europa, Oleg Benesh, salientou que há “dúvidas legítimas” sobre a eficácia das vacinas já disponíveis contras as novas variantes, mas que “não há provas de que a imunidade adquirida não proteja”.
“A vacina gera imunidade contra os antigénios do vírus, esta imunidade é policlonal, ou seja, produz anticorpos contra diferentes fragmentos e antigénios do vírus e é por isso que esperamos que funcionem, não temos provas do contrário”, considerou.